Buscar

AAP1 - GESTÃO EDUCACIONAL 1) A Constituição de 1934 determinou que a educação era direito de todos e dever do poder público, mas ainda religiosa c...

AAP1 - GESTÃO EDUCACIONAL

1) A Constituição de 1934 determinou que a educação era direito de todos e dever do poder público, mas ainda religiosa conforme a religião das famílias. Nesse período surge então, a escola pública com até cinco ou mais salas de aula, divididas em Primário, Ginásio e Colegial. As aulas eram ministradas por professores no primário (turmas mistas de meninos e meninas) e pelos homens no Ginásio e Colegial (turmas separadas de homens e mulheres). Em seguida, os fatos aconteceram da seguinte forma:

1- O MEC – Ministério da Educação e Cultura foi desvinculado do Ministério da Saúde. Era um órgão bastante centralizador, determinando a forma como deveria ser a educação no estados, municípios, territórios e Distrito Federal.
2- Com o início do Regime Militar, estabeleceu-se a obrigatoriedade da educação voltada para a profissionalização, que foi revogada, onde o ensino de 1º grau foi transferido para a gestão dos municípios.
3- Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), lei nº 4.024/60 ocorre uma descentralização do MEC e com isso, um ganho de autonomia das esferas administrativas, no que diz respeito à gestão da educação, principalmente no âmbito estadual.
4- A segunda LDB determinava o ensino obrigatório dos 7 aos 14 anos, um currículo comum para o primeiro e segundo graus e uma parte diversificada para atender as diferenças regionais.
5- Com o término da ditadura militar inicia-se a elaboração da nova Constituição Federal, estabeleceu a educação como direito de todos, independentemente da idade. 6- Em 1948, começou-se a pensar em uma lei de âmbito federal que indicasse as diretrizes para a educação do país, a LDBN – Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos acontecimentos.


a)1 - 2 – 5 - 4 – 3 - 6.
b)6 - 1 - 3 - 2 – 4 - 5.
c)1 – 5 - 3 - 4 - 6 - 2.
d)2 - 4 – 6 - 3 – 5 - 1.
e)6 – 5 - 4 - 3 - 1 - 2.

Essa pergunta também está no material:

AAP1 - GESTÃO EDUCACIONAL
6 pág.

Pedagogia Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) 6 - 1 - 3 - 2 - 4 - 5.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais