Buscar

Efeitos prejudiciais da cavitação em turbinas: A formação de bolhas de vapor na cavitação não é um grande problema em si, mas o colapso dessas bo...

Efeitos prejudiciais da cavitação em turbinas:


A formação de bolhas de vapor na cavitação não é um grande problema em si, mas o colapso dessas bolhas gera ondas de pressão, que podem ser de frequências muito altas, causando danos à maquinaria.
As bolhas que entram em colapso perto da superfície da máquina são mais prejudiciais e causam erosão nas superfícies chamadas de erosão de cavitação.
Os colapsos de bolhas menores criam ondas de maior frequência do que bolhas maiores. Assim, bolhas menores são mais prejudiciais para as máquinas hidráulicas.
Bolhas menores podem ser mais prejudiciais para o corpo hidráulico da máquina, mas não causam redução significativa na eficiência da máquina.
Com uma diminuição adicional da pressão estática, mais um número de bolhas é formado e seu tamanho também aumenta. Essas bolhas coalescem entre si para formar bolhas maiores e, eventualmente, bolsas de vapor. Isso perturba o fluxo de líquido e causa a separação do fluxo, o que reduz o desempenho da máquina nitidamente.
A cavitação é um fator importante a ser considerado ao projetar turbinas hidráulicas.

Essa pergunta também está no material:

at1 FENOMENOS DE TRANSPORTE
2 pág.

Fenômenos de Transporte I Centro Universitário IBMRCentro Universitário IBMR

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A cavitação em turbinas hidráulicas pode ter efeitos prejudiciais, tais como: 1. Colapso das bolhas de vapor: O colapso das bolhas de vapor gera ondas de pressão de alta frequência, causando danos à maquinaria. 2. Erosão de cavitação: As bolhas que colapsam perto da superfície da máquina causam erosão nas superfícies, conhecida como erosão de cavitação. 3. Frequência das bolhas: Colapsos de bolhas menores geram ondas de maior frequência, o que pode ser mais prejudicial para as máquinas hidráulicas. 4. Redução da eficiência: Embora bolhas menores possam ser mais prejudiciais para o corpo hidráulico da máquina, elas não causam uma redução significativa na eficiência da máquina. 5. Perturbação do fluxo: Com uma diminuição adicional da pressão estática, mais bolhas são formadas e seu tamanho aumenta. Isso perturba o fluxo de líquido e causa a separação do fluxo, reduzindo o desempenho da máquina. Portanto, a cavitação é um fator importante a ser considerado ao projetar turbinas hidráulicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais