Buscar

A educação bancária para Paulo Freire não contribuía para a aprendizagem significativa. Os alunos apenas memorizam sem trazer nenhum sentido para s...

A educação bancária para Paulo Freire não contribuía para a aprendizagem significativa. Os alunos apenas memorizam sem trazer nenhum sentido para suas vidas diárias. Para aprofundar, segundo GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. As lições de Paulo Freire: filosofia, educação e política. (2012, p. 26) A resposta correta é: Avaliar é julgar a pertinência do texto do estudante, o quanto o texto cativa ou não o leitor para continuar a lê-lo. O que me deixa indignado não é o fato de os professores adotarem no cotidiano a “pedagogia bancária”; o que me deixa realmente fora de órbita é vê-los adotar também nos julgamentos das monografias de fim de curso e avaliações semelhantes os mesmos critérios medíocres.


A. Evidentemente o papel de mediação exercido em torno da análise dos conteúdos exclui a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar, porque o diálogo adulto-aluno é igual.
B. A democratização da sociedade brasileira, o não atendimento aos interesses das camadas populares, a transformação estrutural da sociedade brasileira".
C. O esforço de elaboração de uma pedagogia "dos conteúdos" está em propor modelos de ensino voltados para a interação conteúdos-realidades sociais.
D. Um ponto de vista realista da relação pedagógica não recusa a autoridade pedagógica expressa na sua função de ensinar. Mas não se deve confundir autoridade com autoritarismo. Este se manifesta no receio do professor em ver sua autoridade ameaçada; na falta de consideração para com o aluno ou na imposição do medo como forma de tornar mais cômodo e menos estafante o ato de ensinar.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Formativa I_ Revisão da tentativa Educação brasileira e contemporanea
9 pág.

Pedagogia Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D: "Um ponto de vista realista da relação pedagógica não recusa a autoridade pedagógica expressa na sua função de ensinar. Mas não se deve confundir autoridade com autoritarismo. Este se manifesta no receio do professor em ver sua autoridade ameaçada; na falta de consideração para com o aluno ou na imposição do medo como forma de tornar mais cômodo e menos estafante o ato de ensinar."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais