Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
7-Na História Antiga, os sumérios são necessariamente associados quando se estuda(m):


A) A evolução econômica da civilização fenícia.
B) A base cultural das civilizações mesopotâmicas.
C) O caráter medicinal das religiões africanas.
D) As raízes culturais das civilizações do Extremo Oriente.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Na História Antiga, os sumérios são necessariamente associados quando se estuda a base cultural das civilizações mesopotâmicas (alternativa B). Os sumérios foram uma das primeiras civilizações a se desenvolverem na região da Mesopotâmia, deixando um legado cultural significativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

 Leia o texto abaixo com muita atenção:

Mesopôtamia

Mesopotâmia, que em grego quer dizer ‘terra entre rios’, situava-se entre os rios Eufrates e Tigre e é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio, atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque. Há cerca de 4.000 a.C., grupos tribais da Ásia Central e das montanhas da Eurásia chegaram ao local devido às extensas áreas férteis próximas aos rios, além da vantagem de terem água próxima, fornecendo subsídio para pesca, alimentação e transporte. Pelos mesmos motivos chegaram, tempos depois:

Sumérios desenvolveram um importante sistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água para sua comunidade. Também criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates, construções piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa. As cidades-Estado de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos sumérios.

Babilônios criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as Leis de Talião, formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos. Por volta do século VII a.C, o Imperador Nabucodonosor II, que formava o Segundo Império Babilônico, ordenou que fossem construídos dois templos que serviriam de grande reverência arquitetônica: os Jardins Suspensos e a Torre de Babel. Assíriostinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra. Quando dominavam determinados territórios, impunham


1-O termo “Mesopotâmia” foi cunhado pelos gregos e seu significado faz menção:


A) À posição geográfica daquela região entre os rios Tigre e Eufrates.
B) Lenda existente na região a respeito de um ser mítico.
C) Á produção de tinta púrpura, importante do comércio da região.
D) Á trajetória de um importante rei lendário conhecido a partir do registro da Epopeia de Gilgamesh.

2-A escrita mesopotâmica era gravada em plaquetas de argila com objetos pontiagudos. Baseado nesta informação, como se chamava a escrita da Mesopotâmia?


A) Grega
B) Cuneiforme
C) Demótica
D) Hieroglífica

Mais conteúdos dessa disciplina