Buscar

Leia os textos a seguir: Texto 1: “Era o Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1872, aos 17 de março do dito ano, nesta Corte. Os escra...

Leia os textos a seguir:

Texto 1:

“Era o Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1872, aos 17 de março do dito ano, nesta Corte. Os escravos que se encontravam na casa de comissões de propriedade de José Moreira Veludo haviam acabado de jantar. O negociante descera ao dormitório dos negros com o intuito de fazer curativos num seu escravo de nome Tomé, que estava em tratamento havia vários dias. Liderados por um mulato baiano de nome Bonifácio, mais de vinte dos cerca de cinqüenta escravos que aguardavam compradores na loja de Veludo avançaram sobre o negociante e lhe “meteram a lenha”. O preto Marcos arrancou a palmatória das mãos de Tomé para esbordoar Veludo; o crioulo Constâncio usou um pau curto que trazia; vários outros se serviram de achas de lenha que haviam escondido debaixo de suas tarimbas especialmente para a ocasião. ”

(CHALHOUB, Sidney. Visões de Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p.29)

Texto 2:

“A sociedade colonial brasileira é o reflexo fiel de sua base material: a economia agrária que descrevemos. Assim como a grande exploração absorve a terra, o senhor rural monopoliza a riqueza, e com ela seus atributos naturais: o prestígio, o domínio. (...) Compreende-se a importância destes grandes agricultores em meio de uma população miserável de índios, mestiços e negros escravos. E desde o início da colonização é destes que se constitui a massa popular. É de fato numa base essencialmente escravista, ninguém o ignora, que assenta a economia colonial brasileira. Sem escravos não era possível aos colonos abastecerem-se da mão-de-obra de que necessitavam. A imigração branca era escassa, e tornava-se assim indispensável o emprego do braço escravo de outras raças. ”

(PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil. SP: Ed. Brasiliense, 1963, p. 23.)

Considerado as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:

  1. Ambos os textos abordam a temática da escravidão, mas de maneiras diferentes. Enquanto o texto 1 pinta o cenário por trás da escravidão no século XIX através de alguns personagens e suas particularidades, o texto 2 faz uma análise geral.
  2. A temática da escravidão mudou ao longo do tempo, saindo de uma perspectiva mais singular para se tornar geral, auxiliando na construção das políticas públicas contra o racismo.
  3. No texto 2, a escravidão aparece como parte do sistema econômico brasileiro.
  4. O texto 1 faz parte de uma nova historiografia que absorveu as metodologias antropológicas e micro históricas.

As afirmações corretas são:

Grupo de escolhas da pergunta



I e III, apenas.


II e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações corretas são: I e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina