Buscar

66) (UFSCar-2004) Em uma comissão composta por 24 deputados e deputadas federais, 16 votaram a favor do encaminhamento de um projeto ao Congresso, ...

66) (UFSCar-2004) Em uma comissão composta por 24 deputados e deputadas federais, 16 votaram a favor do encaminhamento de um projeto ao Congresso, e 8 votaram contra. Do total de membros da comissão, 25% são mulheres, e todas elas votaram a favor do encaminhamento do projeto.

a) Do total de homens da comissão, calcule a porcentagem, aproximada, dos que votaram contra o encaminhamento do projeto.
b) Se um jornalista sortear aleatoriamente para uma entrevista 6 membros da comissão, qual é a probabilidade de que exatamente 4 dos sorteados tenham votado contra o encaminhamento do projeto ao Congresso?

Essa pergunta também está no material:

MATEMATICA FINANCEIRA E PORCENTAGEM
47 pág.

Matemática Grau TécnicoGrau Técnico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular a porcentagem aproximada dos homens que votaram contra o encaminhamento do projeto, precisamos primeiro determinar quantos homens compõem a comissão. Sabemos que 25% dos membros são mulheres, então 100% - 25% = 75% dos membros são homens. Agora, podemos calcular a porcentagem aproximada dos homens que votaram contra o encaminhamento do projeto. Temos 8 votos contra o projeto e 24 membros no total. Portanto, a porcentagem aproximada é (8/24) * 100 = 33,33%. b) Para calcular a probabilidade de que exatamente 4 dos sorteados tenham votado contra o encaminhamento do projeto, precisamos determinar o número total de maneiras possíveis de sortear 6 membros da comissão e o número de maneiras de escolher exatamente 4 membros que votaram contra o projeto. O número total de maneiras possíveis de sortear 6 membros da comissão é dado por combinação de 24 escolhidos 6, que é representado por C(24, 6) = 24! / (6! * (24-6)!). O número de maneiras de escolher exatamente 4 membros que votaram contra o projeto é dado por combinação de 8 escolhidos 4, que é representado por C(8, 4) = 8! / (4! * (8-4)!). A probabilidade de que exatamente 4 dos sorteados tenham votado contra o encaminhamento do projeto é então dado por (C(8, 4) * C(16, 2)) / C(24, 6). Você pode calcular esses valores utilizando uma calculadora ou software de matemática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais