Buscar

A equipe gestora de uma Escola Pública, preocupada com a maneira como as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são ministradas, busca assesso...

A equipe gestora de uma Escola Pública, preocupada com a maneira como as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são ministradas, busca assessoria pedagógica de uma equipe de pesquisadores na área. Os profissionais iniciam o trabalho por meio de uma reunião de apresentação, sinalizando que estarão ali para auxiliar a escola e não para tecer julgamentos.

Na sequência do trabalho, os assessores foram para as três salas de aula da EJA, na mesma etapa de ensino, com objetivo de coletar dados específicos sobre a aula ministrada pelos professores. Veja a síntese do que foi observado.

Nas três turmas foi possível verificar:

- Que havia um planejamento para a aula.

- O plano utilizava livros e conteúdos do 2º ano do Ensino Fundamental e as atividades estavam iguais ao que era proposto em uma sala de aula com crianças.

- Não havia indícios que tivesse um desenho curricular para o trabalho da EJA.

A partir dos dados enunciados na situação problema, elabore uma proposta de assessoria à escola que deverá constar:

1º Atividades práticas com os professores da EJA.

2º Buscar citações teóricas para sustentar o trabalho com os professores.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos dados apresentados na situação problema, uma proposta de assessoria à escola poderia incluir: 1º Atividades práticas com os professores da EJA: - Realizar oficinas e workshops com os professores, abordando estratégias pedagógicas específicas para a Educação de Jovens e Adultos. - Promover momentos de reflexão e troca de experiências entre os professores, visando a construção coletiva de práticas pedagógicas mais adequadas para essa modalidade de ensino. - Propor a elaboração de planos de aula contextualizados e adaptados às necessidades e realidades dos alunos da EJA. 2º Buscar citações teóricas para sustentar o trabalho com os professores: - Realizar pesquisas e buscar referências bibliográficas que abordem as especificidades da Educação de Jovens e Adultos, como teorias de aprendizagem, metodologias de ensino e estratégias de avaliação. - Apresentar aos professores estudos de caso e exemplos de boas práticas em outras escolas que atendem a EJA, para inspirar e embasar suas práticas pedagógicas. - Estimular a participação dos professores em cursos, palestras e eventos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, para ampliar seus conhecimentos e atualizar suas práticas. Essas são apenas algumas sugestões para a proposta de assessoria pedagógica à escola. É importante adaptar as atividades e referências teóricas de acordo com as necessidades e realidades específicas da instituição e dos professores envolvidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais