Buscar

Considerando o estabelecido nos arts. 1º e 18 da Constituição Federal: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel d...

Considerando o estabelecido nos arts. 1º e 18 da Constituição Federal:


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:


Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.


Discorra acerca da possível incongruência entre os dois dispositivos de maneira fundamentada.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os artigos 1º e 18 da Constituição Federal estabelecem os fundamentos e a organização político-administrativa do Brasil. O artigo 1º define que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito. Já o artigo 18 estabelece que a organização político-administrativa compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos. Uma possível incongruência entre esses dois dispositivos pode ser observada na questão da autonomia dos entes federativos. Enquanto o artigo 1º menciona a união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal, o artigo 18 afirma que todos esses entes são autônomos. Essa aparente contradição pode gerar debates e interpretações divergentes sobre o grau de autonomia dos Estados, Municípios e Distrito Federal em relação à União. Alguns argumentam que a autonomia é limitada, uma vez que a união indissolúvel sugere uma maior centralização de poder. Outros defendem que a autonomia é plena, considerando que a Constituição estabelece a autonomia dos entes federativos. É importante ressaltar que a interpretação desses dispositivos constitucionais pode variar e que a resolução de possíveis incongruências deve ser buscada por meio do diálogo e da análise jurídica aprofundada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais