Buscar

“Um príncipe desejoso de conservar-se no poder tem de aprender os meios de não ser bom” (MAQUIAVEL, N. O príncipe. ...

“Um príncipe desejoso de conservar-se no poder tem de aprender os meios de não ser bom” (MAQUIAVEL, N. O príncipe. In: WEFFORT.F. Os clássicos da política. São Pauli: Ática, 1993.p.37). Com Nicolau Maquiavel constituiu-se um novo pensamento político, critico em relação aos critérios que fundamentavam a legitimidade do príncipe medieval.

Explique por que o pensamento político moderno exclui a bondade como critério legitimador do poder

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O pensamento político moderno exclui a bondade como critério legitimador do poder porque, de acordo com Maquiavel, um príncipe que deseja se manter no poder deve aprender a utilizar meios que nem sempre são considerados bons ou éticos. Maquiavel argumenta que a política é uma esfera separada da moralidade e que o príncipe deve ser capaz de agir de forma pragmática, adaptando-se às circunstâncias e utilizando estratégias que garantam sua estabilidade no poder, mesmo que isso signifique tomar decisões impopulares ou moralmente questionáveis. Portanto, a bondade não é considerada um critério legitimador do poder no pensamento político moderno, que valoriza mais a eficácia e a capacidade de governar do que a moralidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais