Buscar

Questão 09: Perto da Páscoa, Marcelo, despachante na cidade de Itapecerica do Vale, presentou funcionários da repartição pública com ovos de Páscoa...

Questão 09: Perto da Páscoa, Marcelo, despachante na cidade de Itapecerica do Vale, presentou funcionários da repartição pública com ovos de Páscoa. Maria, funcionária da repartição pública não aceitou, já Paulo, também funcionário, aceitou. Paulo cometeu crime?

Não, pois foi um presente de pequeno valor, segundo o enunciado, não houve troca de favores, um singelo presente de final de ano não configura corrupção passiva, agora se falarmos de por exemplo, um carro dado como presente, aí seria aberto um inquérito para investigar as partes envolvidas, ver se houve alguma vantagem ou promessa de vantagem em troca de algum favor em questão, e punir devidamente os culpados.


Essa pergunta também está no material:

Prova Direito Penal IV
5 pág.

Direito Penal I Faculdade Autônoma de DireitoFaculdade Autônoma de Direito

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o enunciado apresentado, Paulo não cometeu crime ao aceitar o presente de Páscoa oferecido por Marcelo. O presente foi descrito como sendo de pequeno valor e não houve troca de favores mencionada. Portanto, não configura corrupção passiva. É importante ressaltar que em casos de presentes de maior valor, pode ser necessário investigar se houve alguma vantagem ou promessa de vantagem em troca de algum favor, a fim de punir os culpados.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais