Buscar

A característica comum aos materiais cerâmicos é serem constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de carát...

A característica comum aos materiais cerâmicos é serem constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente. Além disso, os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão e são isolantes elétricos, embora possam existir materiais cerâmicos semicondutoras, condutores e até mesmo supercondutores. Nesse contexto, assinale a alternativa que, quando implementada, representa um aumento na tenacidade dos materiais cerâmicos.

a.

Aumentar a porosidade

b.

Diminuir a porosidade.

c.

Evitar a segunda fase.

d.

Redução de microtrincamentos.

e.

Aumentar o tamanho do grão.

💡 2 Respostas

User badge image

Arq. Renato


A tenacidade dos materiais cerâmicos pode ser aumentada por meio de várias técnicas e métodos. Entre as opções fornecidas, a alternativa que representa um aumento na tenacidade dos materiais cerâmicos é:

c. Diminuir a porosidade.

Reduzir a porosidade ajuda a evitar pontos de falha concentrados, tornando o material mais resistente à fratura. Porosidade excessiva pode facilitar o início e a propagação de trincas, diminuindo a tenacidade do material cerâmico. Portanto, diminuir a porosidade é uma estratégia para aumentar a tenacidade desses materiais.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que representa um aumento na tenacidade dos materiais cerâmicos é a letra D) Redução de microtrincamentos. Isso ocorre porque os microtrincamentos são responsáveis por diminuir a resistência e a tenacidade dos materiais cerâmicos. Ao reduzir esses microtrincamentos, é possível aumentar a capacidade do material de resistir a fraturas e deformações, tornando-o mais tenaz.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais