Buscar

Av1 - Antropologia  "O que tenham os brasileiros de singular em relação aos portugueses decorre das qualidades diferenciadoras oriundas de suas mat...

Av1 - Antropologia

 "O que tenham os brasileiros de singular em relação aos portugueses decorre das qualidades diferenciadoras oriundas de suas matrizes indígenas e africanas; da proporção particular em que elas se congregaram no Brasil; das condições ambientais que enfrentaram aqui e, ainda, da natureza dos objetivos de produção que as engajou e reuniu".

 

Com base na interpretação de Darcy Ribeiro, preencha as lacunas:

 

Para Darcy Ribeiro, a formação do povo brasileiro é composta por 5 tipos: o Brasil ____________ (formado principalmente pela influência do engenho de açúcar), o Brasil ____________ (que se funde e difunde através dos currais de gado), o Brasil ____________ (formado pelas populações da Amazônia, como índios e seringueiros), o Brasil ____________ (com influência das atividades de caça dos índios; depois, da mineração de ouro e diamantes; e, mais tarde, das grandes fazendas de café e industrialização) e o Brasil ____________ (com a presença da cultura gaúcha do pastoreio e de colonizadores imigrantes).


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas:

  • a)
  • crioulo, sertanejo, caboclo, caipira e sulino.
  • b)
  • sertanejo, crioulo, caboclo, caipira e sulino.
  • c)
  • crioulo, caipira, caboclo, sertanejo e sulino.
  • d)
  • caboclo, sertanejo, crioulo, caipira e sulino.
  • e)
  • caipira, sertanejo, caboclo, crioulo e sulino.


💡 1 Resposta

User badge image

Jose Barbosa

Resposta E

Brasil Caipira: Refere-se à região do interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, onde predominou a economia baseada no cultivo de cana-de-açúcar.

Brasil Sertanejo: Representa as áreas do sertão nordestino, caracterizadas pela pecuária e cultura do gado.

Brasil Caboclo: Corresponde à região amazônica, marcada pela influência indígena e dos seringueiros.

Brasil Crioulo: Refere-se principalmente ao período colonial, onde as atividades de caça indígena deram lugar à mineração e posteriormente à agricultura de café e industrialização.

Brasil Sulino: Representa o Sul do Brasil, com forte presença da cultura gaúcha do pastoreio e da influência de imigrantes europeus.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais