Buscar

Caso 1: Informações básicas: Trata-se de um rapaz de 19 anos, solteiro, filho único, cujo pai é médico. Refere ter namorada, de quem “gosta muito” ...

Caso 1: Informações básicas: Trata-se de um rapaz de 19 anos, solteiro, filho único, cujo pai é médico. Refere ter namorada, de quem “gosta muito” (sic). Durante o ensino médio, diversas vezes manifestou a vontade de cursar Engenharia Civil. Contudo, seus pais sempre desejaram que fosse médico e que, após a graduação, fosse se especializar no exterior. O jovem fez vestibular para Medicina, sendo aprovado. Não obstante, ao longo do primeiro semestre, sentiu-se “desmotivado, tendo tirado notas baixas”. Então, decidiu procurar uma psicóloga para “conversar e descobrir o que estava acontecendo com ele” (sic).

Lâmina l: “O jovem estuda música e gosta de música desde pequeno. Certo dia, estudando as partituras musicais, começou a tocar. Parou logo... não conseguiu tocar mais. Estava difícil. Os professores estavam observando e insistiram para que ele tocasse. Ele ficou triste e pensou: ‘Preciso ir em frente... O que vai me acontecer, se não conseguir? Estão exigindo muito de mim’. Ficou quieto, pensando no que fazer. Por um lado, quer tocar, mas receia não conseguir. E logo ele, que sempre foi tão estudioso... E fica assim durante o tempo todo da aula”.

Título: O jovem estudioso e o violino.
Herói: O jovem estudioso, com traços de incapacidade e de introversão. É submisso, sente medo, não tem confiança em si. PSICODIAGNÓSTICO – V 405
Motivos, tendências e necessidades do herói: O herói sente necessidade de realização pessoal e de conhecimento. Quer pensar, refletir, para resolver suas dificuldades.
Estados interiores: Está inseguro e quer se sentir seguro quanto ao que é importante em seus estudos. Sempre foi estudioso, atendendo às suas expectativas e às dos professores (pais). Submissão e desejo de independência. Quer se sentir seguro, confiante em si, mas não consegue. Este é o seu conflito. O afeto predominante é de tristeza. Mas há também sinais de ansiedade: sente-se exigido, pressionado e tem medo de não conseguir. Há ansiedade de perda de aprovação, de amor (“O que vai me acontecer, se não conseguir?”). As defesas mais evidentes são repressão e negação. O superego é severo: é exigente consigo mesmo.
Pressões do ambiente: Nas relações interpessoais, sente pressões de aquisição, de conhecimento, de afiliação, de respeito e de proteção.
Desfecho: O herói não resolve seu conflito, suas dificuldades. Reage às pressões com passividade (fica em silêncio, parado).
Tema: O tema é de um jovem inseguro diante das pressões pessoais e sociais.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta não está clara. Você poderia especificar qual é a sua dúvida ou o que você gostaria de saber sobre o caso apresentado?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina