Buscar

O Ministério Público poderá instaurar, sob sua presidência, inquérito civil, ou requisitar, de qualquer pessoa, organismo público ou particular, ce...

O Ministério Público poderá instaurar, sob sua presidência, inquérito civil, ou requisitar, de qualquer pessoa, organismo público ou particular, certidões, informações, exames ou perícias, no prazo que assinalar, o qual não poderá ser inferior a dez dias úteis. Diante desta afirmativa marque:

 

1 – Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação cível, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente.

 

2 – Os autos do inquérito civil ou as peças de informação arquivados serão remetidos, sob pena de se incorrer em falta grave, no prazo de três dias, ao Conselho Superior do Ministério Público.

 

3 – Até que seja homologada ou rejeitada a promoção de arquivamento, em sessão do Conselho Superior do Ministério público, poderão as associações legitimadas apresentar razões escritas ou documentos, que serão juntados aos autos do inquérito ou anexados às peças de informação.

 

4 – A promoção de arquivamento será submetida a exame e deliberação do Conselho Superior do Ministério Público, conforme dispuser o seu regimento.

 

5 – Deixando o Conselho Superior de homologar a promoção de arquivamento, designará, desde logo, outro órgão do Ministério Público para o ajuizamento da ação.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, vou responder às afirmações apresentadas: 1 - Verdadeiro. Caso o Ministério Público, após todas as diligências, conclua que não há fundamento para a propositura da ação cível, poderá promover o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, de forma fundamentada. 2 - Verdadeiro. Os autos do inquérito civil ou as peças de informação arquivados devem ser remetidos, em até três dias, ao Conselho Superior do Ministério Público, sob pena de incorrer em falta grave. 3 - Verdadeiro. Até que a promoção de arquivamento seja homologada ou rejeitada em sessão do Conselho Superior do Ministério Público, as associações legitimadas podem apresentar razões escritas ou documentos, que serão juntados aos autos do inquérito ou anexados às peças de informação. 4 - Verdadeiro. A promoção de arquivamento será submetida a exame e deliberação do Conselho Superior do Ministério Público, de acordo com as disposições do seu regimento. 5 - Falso. Caso o Conselho Superior não homologue a promoção de arquivamento, designará outro órgão do Ministério Público para o ajuizamento da ação. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais