Buscar

Jean-Jacques Rousseau é considerado um dos principais filósofos do Iluminismo. Tendo vivido no século XVIII, ele deixou como herança a ideia de que...

Jean-Jacques Rousseau é considerado um dos principais filósofos do Iluminismo. Tendo vivido no século XVIII, ele deixou como herança a ideia de que, para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar. Sobre suas contribuições, também é correto afirmar que Rousseau defende que:

I. O homem é possuidor de duas tendências: um amor de si e uma compaixão. Pela primeira tendência, ele busca preservar-se em sua existência, lutando por suas necessidades fisiológicas.
II. A segunda tendência, que é a compaixão, conduz o homem para o exterior de si mesmo, ou seja, faz o homem se dirigir para os outros seres, sem que seja colocada em risco a primeira tendência.
III. Em seu estado original, o homem nasce com uma predisposição à bondade ou à maldade na própria constituição dele.
II e III estão corretas.
Somente I está correta.
Todas estão corretas.
Somente II está correta.
I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AV FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA
4 pág.

Filosofia, Ética e Cidadania Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as contribuições de Jean-Jacques Rousseau, é correto afirmar que todas as opções estão corretas. Ele defende que o homem possui duas tendências: um amor próprio e uma compaixão. A primeira tendência busca preservar a existência do indivíduo, enquanto a segunda o direciona para os outros seres, sem colocar em risco a primeira tendência. Além disso, Rousseau também argumenta que o homem nasce com uma predisposição à bondade ou à maldade em sua própria constituição. Portanto, todas as opções estão corretas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais