Logo Passei Direto
Buscar

Pergunta 4 Ao considerar a trajetória histórica do serviço social, a temática da relação com os movimentos sociais ganha relevância, pois, na inter...

Pergunta 4
Ao considerar a trajetória histórica do serviço social, a temática da relação com os movimentos sociais ganha relevância, pois, na interlocução com esses sujeitos coletivos, a profissão percebeu a possibilidade de se avançar para além do que lhe é exigido como demanda profissional imediata, com vistas à construção coletiva de estratégias de ampliação dos direitos ou de resistência à sua redução. Essa interlocução possibilita ao assistente social:
a construção de uma legitimidade sociopolítica.
o fortalecimento de uma identidade profissional pautada no militantismo.
a aproximação com a agenda da pós-modernidade.
a construção de uma legitimidade sociopolítica.
a ultrapassagem da alienação através do desenvolvimento teórico e político.
era executor terminal nos movimentos sociais.
Resposta: C
Comentário: Seu papel de agente de transformação, e não de manutenção do status quo, quando é munido de um capital cultural e de conhecimentos voltados para as necessidades básicas da população e quando se coloca na reflexão, no questionamento da ordem social, oferecendo, assim, oportunidades para que o povo possa participar, opinar e encontrar soluções em conjunto para os problemas que o afligem.


a.
b.
c.
d.
e.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta para a pergunta 4 é a alternativa C) a aproximação com a agenda da pós-modernidade. Essa interlocução com os movimentos sociais permite ao assistente social ampliar sua atuação além das demandas profissionais imediatas, buscando a construção coletiva de estratégias de ampliação dos direitos ou de resistência à sua redução. Isso implica em uma aproximação com as discussões e desafios trazidos pela pós-modernidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Resposta Selecionada:
b.
Respostas:
a.
b.
c.
d.
e.
Comentário da resposta:
Sobre o movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões.
II. Ele expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais.
III. Sua unidade assentava-se na busca de construção de um Serviço Social latino-americano: na recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social” e no propósito de atribuir um caráter científico às atividades profissionais.
IV. Denunciava-se a pretensa neutralidade político-ideológica, a restrição dos efeitos de suas atividades aprisionadas em microespaços sociais e a debilidade teórica no universo profissional.
Todas estão corretas. Apenas I está correta. Todas estão corretas. Apenas II e III estão corretas. Apenas I, III e IV estão corretas. Todas estão incorretas.
Resposta: B
Comentário: A base teórica que fundamenta o Movimento de Reconceituação é marxista e gramsciana, o que já demonstra forte inclinação para a crítica social. É nesse contexto que o Serviço Social mostra‑se favorável a atuar com os movimentos sociais, sem ser, necessariamente, refém das instituições dominantes. No contexto do processo de Reconceituação, destaca‑se também o documento de Belo Horizonte. Souza (1995, p. 76) expõe que esse documento: [...] detalha o como fazer profissional em estratégias de ação como parte de um corpo teórico sobre o objeto da ação que é a realidade social naquilo que diz respeito à população trabalhada pelo Serviço Social e sobre o objetivo da ação que é a transformação social requerida por essa realidade. No que se refere à metodologia, o documento de Belo Horizonte alinha‑se ao Movimento de Reconceituação na América Latina. Assim, Souza (1995, p. 76) assevera que, [...] nesta tendência, a questão metodológica coloca‑se como dependente da realidade a ser trabalhada e dos objetivos a serem alcançados. A realidade social é


a.
b.
c.
d.
e.

Pergunta 3
O Serviço Social é uma profissão conformada na dinâmica sócio-histórica das relações entre Estado e classes sociais, no enfrentamento à questão social. Sua natureza contraditória abre a possibilidade de, para além das demandas dos espaços sócio-ocupacionais em que os assistentes sociais estão inseridos, atuarem nos processos de mobilização popular e de fortalecimento dos movimentos sociais e organizações dos trabalhadores. Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento das ações coletivas dos sujeitos com os quais se trabalha na perspectiva da defesa, da conquista e da ampliação dos direitos e da construção de uma sociedade:
Emancipada.
Equilibrada.
Solidária.
Emancipada.
Competente.
Conservadora.
C
Comentário: A questão social consiste no objeto central do Serviço Social.
Para Lopes, citado por Faleiros (2002, p. 28), “destacam‑se dois aspectos no
que tange a construção do objeto, sobre os quais se dirigem as práticas do
Serviço Social: integração e libertação”. A partir dessa definição do objeto,
têm‑se os objetivos, que, por sua vez, são definidos em função das
ideologias que margeiam as ações no Serviço Social. Nesse contexto,
percebe‑se que a questão da prática profissional do Serviço Social se dá no
sentido de manter ou mudar uma situação ou realidade. Faleiros (2002, p. 31)
afirma que [...] a construção do objeto [...] não se faz, hoje, fora do contexto
institucional, em que se exerce o poder profissional, se enfrentam as
estratégias de sobrevivência/vivência com as exigências da reprodução e as
formas de percepção, representação e manifestação de interesses,
identidades, organizações. É o processo de correlações de forças. Ou seja, a
prática do assistente social suscita em seus processos uma sociedade
emancipada, com acesso a seus direitos.


a.
b.
c.
d.
e.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasceu da premissa de que a luta pela terra tem de ser de massa. É um dos mais inovadores fenômenos políticos da América Latina, à medida que busca enfrentar os problemas do campo, atacando as causas estruturais. Comparando com outros movimentos sociais, o MST apresenta como característica própria:

Constrói, por trás das suas lutas características, um movimento propriamente político que alcança as raízes do sistema de poder, ao agrupar populações cujo conflito incide nos alicerces de um sistema – o direito da propriedade.
A luta permanente pela reforma agrária acima de qualquer luta política, visto que, para o Movimento, a conquista da terra pela ocupação representa uma vitória na luta pela vida digna.
A luta pela revolução socialista, pois, para o MST, a ocupação é a forma de enfrentamento ao capital para criar as condições necessárias de se promover a revolução.
A ocupação de terras preferencialmente produtivas, pois o sustento do Movimento ocorre pela ajuda daqueles que já foram beneficiados pela conquista de seu pedaço de terra.
A produção de alimentos saudáveis – livres de agrotóxicos – pois, para o MST, a luta pela vida digna passa por uma alimentação saudável de todos os assentados.
Constrói, por trás das suas lutas características, um movimento propriamente político que alcança as raízes do sistema de poder, ao agrupar populações cujo conflito incide nos alicerces de um sistema – o direito da propriedade.
a. Constrói, por trás das suas lutas características, um movimento propriamente político que alcança as raízes do sistema de poder, ao agrupar populações cujo conflito incide nos alicerces de um sistema – o direito da propriedade.
b. A luta permanente pela reforma agrária acima de qualquer luta política, visto que, para o Movimento, a conquista da terra pela ocupação representa uma vitória na luta pela vida digna.
c. A luta pela revolução socialista, pois, para o MST, a ocupação é a forma de enfrentamento ao capital para criar as condições necessárias de se promover a revolução.
d. A ocupação de terras preferencialmente produtivas, pois o sustento do Movimento ocorre pela ajuda daqueles que já foram beneficiados pela conquista de seu pedaço de terra.
e. A produção de alimentos saudáveis – livres de agrotóxicos – pois, para o MST, a luta pela vida digna passa por uma alimentação saudável de todos os assentados.
f. Constrói, por trás das suas lutas características, um movimento propriamente político que alcança as raízes do sistema de poder, ao agrupar populações cujo conflito incide nos alicerces de um sistema – o direito da propriedade.

Considerando conceitos sociológicos clássicos que abordam movimentos sociais e participação política, assinale a opção correta.


a. Os movimentos sociais podem ser desempenhados por diversos grupos tanto como oposição à ordem social vigente quanto para contribuir com a manutenção da ordem e de privilégios estabelecidos.
b. Os movimentos sociais são ações individuais e isoladas capazes de gerar grande impacto na estrutura social.
c. Os movimentos sociais podem ser desempenhados por diversos grupos tanto como oposição à ordem social vigente quanto para contribuir com a manutenção da ordem e de privilégios estabelecidos.
d. Apenas a participação política através do sufrágio universal é capaz de transformar efetivamente uma sociedade.
e. Os movimentos sociais são fontes de desordem e caos social e não estão relacionados ao exercício da cidadania.
f. Os movimentos sociais não possuem utilidade, pois as estruturas sociais, bem como as instituições sociais, são fixas e imutáveis.

Mais conteúdos dessa disciplina