Buscar

No século XVIII, ocorreu na Europa um movimento filosófico denominado Iluminismo, que se caracterizou pela confiança no poder da razão para a resol...

No século XVIII, ocorreu na Europa um movimento filosófico denominado Iluminismo, que se caracterizou pela confiança no poder da razão para a resolução dos problemas sociais. Alguns filósofos iluministas eram céticos e materialistas, e por isso opunham-se à tradição representada pela Igreja Católica. A Revolução Francesa e movimentos de independência, como a Inconfidência Mineira, foram acontecimentos históricos fortemente influenciados pelo Iluminismo. Assinale a alternativa que caracteriza, corretamente, esse importante movimento filosófico.


a) O Iluminismo foi um movimento filosófico despolitizado.
b) O termo “Iluminismo” justifica-se pela confiança na luz da razão em oposição às trevas da ignorância.
c) Esse movimento intelectual não apresentou repercussões no Brasil.
d) Os filósofos iluministas eram dogmáticos.
e) A filosofia iluminista caracterizou-se pela crítica a ideais universalistas como liberdade, igualdade e fraternidade.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES Iluminismo e Contratualismo
10 pág.

Filosofia Usp - PiracicabaUsp - Piracicaba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que caracteriza o movimento filosófico do Iluminismo é a letra b) O termo "Iluminismo" justifica-se pela confiança na luz da razão em oposição às trevas da ignorância. O Iluminismo foi um movimento que valorizava a razão como forma de resolver os problemas sociais, em oposição à tradição representada pela Igreja Católica. Esse movimento teve influência significativa na Revolução Francesa e em movimentos de independência, como a Inconfidência Mineira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais