Buscar

As radiações interagem com a matéria arrancando elétrons da eletrosfera ionizando os átomos-alvo. Os elementos químicos que foram ionizados ficam á...

As radiações interagem com a matéria arrancando elétrons da eletrosfera ionizando os átomos-alvo. Os elementos químicos que foram ionizados ficam ávidos por reagir com outros elementos, o que modifica as moléculas das quais fazem parte. A ionização é muito mais nociva aos seres vivos do que a excitação. Na medicina nuclear e na radioterapia podem ser utilizados três processos de ionização que são: efeito fotoelétrico, efeito Compton e produção de pares e aniquilação, e saber como funciona cada um deles é de suma importância para torna-se um diferencial no mercado de trabalho da radiologia.

Analise as alternativas e assinale a resposta CORRETA.

Selecione uma alternativa:

a)É correto afirmar que os processo de ionização efeito fotoelétrico ocorre: quando um fóton cede parte de sua energia para um elétron de um alvo. Este sai de sua órbita e, ao mesmo tempo, surge na interação um outro fóton com energia mais baixa propagando-se em outra direção dentro do material. O processo de ionização efeito Compton ocorre: quando um fóton transfere toda sua energia desaparecendo e fazendo surgir um elétron. Este fenômeno predomina quando a energia dos fótons é baixa, da ordem de dezenas de keV, e se torna significativo quando o material sobre o qual os fótons incidem tem um número atômico elevado. Já a produção de pares e aniquilação ocorre: quando fótons com energia superior a 1.022 keV passam muito próximos de um átomo. O fóton desaparece dando origem a um par elétron-pósitron.

b)É correto afirmar que os processo de ionização efeito fotoelétrico ocorre: quando um fóton transfere toda sua energia desaparecendo e fazendo surgir um elétron. Este fenômeno predomina quando a energia dos fótons é baixa, da ordem de dezenas de keV, e se torna significativo quando o material sobre o qual os fótons incidem tem um número atômico elevado. O processo de ionização efeito Compton ocorre: quando um fóton cede parte de sua energia para um elétron de um alvo. Este sai de sua órbita e, ao mesmo tempo, surge na interação um outro fóton com energia mais baixa propagando-se em outra direção dentro do material. Já a produção de pares e aniquilação ocorre: quando fótons com energia superior a 1.022 keV passam muito próximos de um átomo. O fóton desaparece dando origem a um par elétron-pósitron.

c)É correto afirmar que os processo de ionização efeito fotoelétrico ocorre: quando fótons com energia superior a 1.022 keV passam muito próximos de um átomo. O fóton desaparece dando origem a um par elétron-pósitron. O processo de ionização efeito Compton ocorre: quando um fóton cede parte de sua energia para um elétron de um alvo. Este sai de sua órbita e, ao mesmo tempo, surge na interação um outro fóton com energia mais baixa propagando-se em outra direção dentro do material. Já a produção de pares e aniquilação ocorre: quando um fóton transfere toda sua energia desaparecendo e fazendo surgir um elétron. Este fenômeno predomina quando a energia dos fótons é baixa, da ordem de dezenas de keV, e se torna significativo quando o material sobre o qual os fótons incidem tem um número atômico elevado.

d)É correto afirmar que os processo de ionização efeito fotoelétrico ocorre: quando um fóton transfere toda sua energia desaparecendo e fazendo surgir um elétron. Este fenômeno predomina quando a energia dos fótons é baixa, da ordem de dezenas de keV, e se torna significativo quando o material sobre o qual os fótons incidem tem um número atômico elevado. O processo de ionização efeito Compton ocorre: quando fótons com energia superior a 1.022 keV passam muito próximos de um átomo. O fóton desaparece dando origem a um par elétron-pósitron. Já a produção de pares e aniquilação ocorre: quando um fóton cede parte de sua energia para um elétron de um alvo. Este sai de sua órbita e, ao mesmo tempo, surge na interação um outro fóton com energia mais baixa propagando-se em outra direção dentro do material.

e)É correto afirmar que os processo de ionização efeito fotoelétrico ocorre: quando um fóton transfere toda sua energia desaparecendo e fazendo surgir um elétron. Este fenômeno predomina quando a energia dos fótons é baixa, da ordem de dezenas de keV, e se torna significativo quando o material sobre o qual os fótons incidem tem um número atômico elevado. O processo de ionização efeito Compton ocorre: de forma natural. Já a produção de pares e aniquilação ocorre: quando fótons com energia superior a 1.022 keV passam muito próximos de um átomo. O fóton desaparece dando origem a um par elétron-pósitron.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A. No efeito fotoelétrico, um fóton cede parte de sua energia para um elétron de um alvo, fazendo com que ele saia de sua órbita. Ao mesmo tempo, surge na interação outro fóton com energia mais baixa propagando-se em outra direção dentro do material. No efeito Compton, um fóton transfere toda sua energia desaparecendo e fazendo surgir um elétron. Esse fenômeno predomina quando a energia dos fótons é baixa e o material tem um número atômico elevado. Já a produção de pares e aniquilação ocorre quando fótons com energia superior a 1.022 keV passam muito próximos de um átomo, resultando no desaparecimento do fóton e na formação de um par elétron-pósitron.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais