Buscar

Displasia do quadril é um termo que denota uma anormalidade no tamanho, na morfologia, na orientação anatômica ou na organização da cabeça femoral,...

Displasia do quadril é um termo que denota uma anormalidade no tamanho, na morfologia, na orientação anatômica ou na organização da cabeça femoral, na cavidade acetabular ou em ambos. A displasia acetabular é caracterizada pelo acetábulo imaturo, com a cavidade rasa que pode acarretar a subluxação ou a luxação da cabeça femoral. Na subluxação do quadril, a cabeça femoral está deslocada de sua posição anatômica normal, mas ainda mantém algum contato com a cavidade acetabular. Na luxação do quadril não ocorre nenhum contato entre a cabeça femoral e a cavidade acetabular. Denomina-se “quadril instável” aquela articulação que se apresenta reduzida, na posição anatômica, mas em que é possível provocarmos a subluxação, ou a luxação da articulação. No recém-nascido e nos bebês o diagnóstico da Luxação Congênita do Quadril é eminentemente clínico e realizado com as manobras de Ortolani e de Barlow."

GUARNIERO, R. Displasia Do Desenvolvimento Do Quadril: atualização. Rev Bras Ortop, v.45, n.2, p.116-21, 2010.

 

Considerando a manobra de Ortolani, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

 

I. A manobra de Ortolani é realizada com a criança em decúbito dorsal com os quadris e os joelhos em posição de flexão de 90°, com as coxas em adução e com rotação interna leves. É examinado um quadril de cada vez, com o outro bem estabilizado, em posição de leve abdução. Ao efetuar um movimento de abdução do quadril, pode-se ter uma leve rotação interna das coxas, tendo a sensação de um “ressalto” na articulação patológica. O sinal é dito, então, Ortolani negativo. 

PORQUE

II. A manobra de Ortolani não deve ser executada com esforço e, sim, com delicadeza e com a criança perfeitamente calma, pois é uma redução do quadril luxado. Uma criança que está chorando muito, agitada, dificultará e atrapalhará sobremaneira a realização e a conclusão do exame.  

Agora, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

b.

As asserções I e II são proposições falsas.

c.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.






Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina