Logo Passei Direto
Buscar
Toda a abordagem voltada ao atendimento do paciente idoso deve ser precedida da realização da avaliação geriátrica ampla deste idoso, antes mesmo da avaliação fisioterapêutica, realizada exclusivamente pelo profissional fisioterapeuta.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação geriátrica ampla voltada a atenção a saúde dos pacientes idosos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) A avaliação geriátrica ampla faz a utilização de uma avalição padronizada, com instrumentos válidos e confiáveis, de caráter multidimensional.

II. ( ) A avaliação geriátrica ampla consiste numa ficha de avaliação, elaborada pelo fisioterapeuta, onde constam perguntas ao idoso relacionadas a testes de força muscular e flexibilidade.

III. ( ) Os itens a serem avaliados na avaliação geriátrica ampla estão relacionados à presença de doenças, por isso esta avaliação é indicada exclusivamente para idosos em fragilidade.

IV. ( ) Permite identificar condições de funcionalidade, identificar idosos em risco de agravo à saúde, prever prognóstico funcional e monitorar mudanças clínico-funcionais.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F, V, V, F.


V, F, F, V.


V, V, F, F.


V, F, V, F.


F, V, V, V.
User badge image
Flávio Henrique

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a avaliação geriátrica ampla: I. ( ) A avaliação geriátrica ampla faz a utilização de uma avaliação padronizada, com instrumentos válidos e confiáveis, de caráter multidimensional. É verdadeira (V). A avaliação geriátrica ampla realmente utiliza instrumentos padronizados e confiáveis, abordando múltiplas dimensões da saúde do idoso. II. ( ) A avaliação geriátrica ampla consiste numa ficha de avaliação, elaborada pelo fisioterapeuta, onde constam perguntas ao idoso relacionadas a testes de força muscular e flexibilidade. É falsa (F). Embora a avaliação possa incluir aspectos de força e flexibilidade, a avaliação geriátrica ampla é mais abrangente e não se limita a uma ficha elaborada apenas pelo fisioterapeuta. III. ( ) Os itens a serem avaliados na avaliação geriátrica ampla estão relacionados à presença de doenças, por isso esta avaliação é indicada exclusivamente para idosos em fragilidade. É falsa (F). A avaliação geriátrica ampla não é exclusiva para idosos em fragilidade; ela é indicada para todos os idosos, independentemente da presença de doenças. IV. ( ) Permite identificar condições de funcionalidade, identificar idosos em risco de agravo à saúde, prever prognóstico funcional e monitorar mudanças clínico-funcionais. É verdadeira (V). A avaliação geriátrica ampla tem como objetivo identificar essas condições e monitorar a saúde do idoso. Portanto, a sequência correta é: V, F, F, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, F, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta é: V, V, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Eliane Levy

há 2 anos

I.( V ) A avaliação geriátrica ampla faz a utilização de uma avalição padronizada, com instrumentos válidos e confiáveis, de caráter multidimensional.

II. ( F ) A avaliação geriátrica ampla consiste numa ficha de avaliação, elaborada pelo fisioterapeuta, onde constam perguntas ao idoso relacionadas a testes de força muscular e flexibilidade.

III. ( F ) Os itens a serem avaliados na avaliação geriátrica ampla estão relacionados à presença de doenças, por isso esta avaliação é indicada exclusivamente para idosos em fragilidade.

IV. ( V ) Permite identificar condições de funcionalidade, identificar idosos em risco de agravo à saúde, prever prognóstico funcional e monitorar mudanças clínico-funcionais.

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentre os sistemas do organismo que sofrem declínios com o envelhecimento, cita-se o sistema nervoso. Em virtude da maior vulnerabilidade dos idosos, é prevalente o surgimento de disfunções crônicas e progressivas que afetam as estruturas deste sistema, causando uma série de impactos na saúde do idoso. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, pode-se afirmar que a atuação fisioterapêutica nos casos de doenças neurológicas no envelhecimento se pautam na:
no tratamento das alterações motoras causadas por doenças do sistema nervoso, como o Alzheimer, por exemplo.
na adaptação dos ambientes de idoso com doenças neurológicas e no atendimento voltado à prevenção de recidivas das doenças.
minimização de impactos funcionais causados por doenças crônico-degenerativas, como Alzheimer, Parkinson e Acidente Vascular Encefálico.
na amenização da dor do sistema musculoesquelético, tanto nos casos de Alzheimer e Parkinson como nos casos de acidente vascular encefálico.
na reabilitação das disfunções cinético-funcionais do sistema locomotor, causando pelas alterações musculoesqueléticas crônicas e progressivas.

O processo de transição epidemiológica quem acontecendo nos últimos anos a nível mundial mudou consideravelmente as demandas de saúde, e as demandas assistenciais ao paciente idoso, criando novos serviços institucionais e comunitários voltados a esta população. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as instituições de longa permanência (ILP), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As ILP são destinadas a idosos que por vontade ou necessidade dos familiares, seja de cunho financeiro, laboral ou de relacionamento, não possam cuidar do idoso. Porque: II. Estas ILP fornecem moradia digna, além de outros serviços, em regime de internato, permanecendo nestas instituições por período indeterminado, dependendo das necessidades. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A avaliação geriátrica ampla (AGA) é também chamada de avaliação geriátrica multidimensional ou multiprofissional, avaliação geriátrica global (AGG) ou, ainda, avaliação geriátrico-gerontológica abrangente. Trata-se de um importante instrumento avaliativo utilizado na área da saúde voltada à atenção à pessoa idosa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca desse instrumento de avaliação, pode-se afirmar que a avaliação geriátrica ampla é realizada:
por profissionais da área médica, sejam clínicos gerais ou especialistas, e está destinada a idosos em processo de envelhecimento patológico.
por profissionais fisioterapeutas e médicos, de maneira conjunta e está destinada a idosos em envelhecimento fisiológico e condições de fragilidade.
por qualquer profissional da área da saúde e está destinada a todos os idosos, tanto em envelhecimento fisiológico como patológico.
por qualquer profissional da área da saúde, independentemente da formação, e está destinada a idosos em envelhecimento com situação de fragilidade.
por profissionais da área da gerontologia, sejam da área da saúde ou não, e está destinada a idosos em envelhecimento fisiológico ou patológico.

Todos os sistemas do organismo sofrem declínios funcionais à medida que o corpo envelhece, sendo que estes declínios são evidenciados inclusive nos idosos que estão passando por um processo de envelhecimento fisiológico. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos do envelhecimento sobre o sistema nervoso, especificamente, analise as afirmativas a seguir: I. Espera-se um aumento no volume dos ventrículos e na quantidade de líquor presente no sistema nervoso à medida que as estruturas envelhecem. II. Espessamento das meninges e redução de neurotransmissores liberados são efeitos esperados do envelhecimento nervoso. III. Espera-se um declínio ponderal discreto e lentamente progressivo da estrutura nervosa, que costuma ter início após os 60 anos. IV. O declínio no sistema nervoso é resultado da redução de células nervosas, que acontece de maneira homogênea em todo sistema nervoso. Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
I e II.
II e III.
II, III e IV.
I e III.

A portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, aprovou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), que visa assegurar os direitos da pessoa idosa em diversas áreas, reforça aspectos relacionados ao direito a saúde, garantindo mediante ações do Sistema Único de Saúde (SUS).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa pauta-se em ações setoriais, especificamente da área da saúde, que visam garantir a recuperação de idosos com presença de doenças associadas. II. ( ) A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa visa promover diversas ações que permitam um envelhecimento ativo e saudável da população. III. ( ) A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa garante que parte do orçamento público seja destinado às ações de saúde voltadas à população idosa. IV. ( ) A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa conta com ações que envolvem atividades voltadas à prevenção, proteção, promoção e reabilitação do idoso. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, V, F.
F, V, V, V.
F, V, V, F.
F, V, F, F.
V, V, V, F.

À medida que houve um aumento considerável da população idosa no Brasil, inúmeras leis surgiram de modo a garantir a proteção das pessoas idosas, de modo que elas possam envelhecer com o mínimo de dignidade, sendo protegidas pelo Estado e pela sociedade durante esta fase da vida. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre legislação que garante proteção as pessoas idosas, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características: 1) Política Nacional do Idoso. 2) Estatuto do idoso. 3) Política Nacional de Saúde da pessoa idosa. 4) Previdência social. ( ) Aprovada pela portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, esta lei assegura os direitos da pessoa idosa, e reafirma o direito à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). ( ) Refere-se a uma política que oferece amparo através de benefício monetário, pago às pessoas em situações especificas, incluindo o pagamento a alguns idosos. ( ) Refere-se à Lei n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que assegura os direitos sociais do idoso, criando condições de autonomia, integração e participação da família, da sociedade e do Estado. ( ) Refere-se à Lei nº 10.741/2003, uma lei orgânica do Estado brasileiro destinada à regulamentação dos direitos das pessoas com 60 anos ou mais que vivem no país. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
2, 3, 1, 4.
3, 4, 1, 2.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
3, 4, 2, 1.

A avaliação geriátrica ampla (AGA) é utilizada na área da saúde visando compreender de uma forma global todas as necessidades dos idosos, identificando alterações funcionais, físicas, mentais e socioambientais que possam contribuir para intervenções personalizadas e efetivas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os instrumentos avaliativos a serem utilizados na avaliação geriátrica ampla, analise as afirmativas a seguir: I. As Escala de Katz e Escala de Barthel são instrumentos avaliativos do domínio físico-funcional. II. A Escala de Berg e a Escala de Snellem avaliam aspectos relacionados ao domínio físico-funcional. III. A escala de depressão geriátrica abreviada é um dos instrumentos utilizados na avaliação do domínio social. IV. O mapa mínimo de relações do idoso é um instrumento utilizado para avaliação o domínio mental e cognitivo do idoso. Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II, III e IV.
I, II e IV.
II e IV.
II e III.

Em nosso país, até poucos anos atrás, muitos idosos buscavam assistência em abrigos, asilos, albergues, dentre outros espaços, quando não tinham condições de moradia. Predominava a ideia de que estas instituições serviam como “depósitos de idosos”, e que todos os idosos que viviam nestes espaços eram solitários, desprezados e abandonados. Entretanto, essa percepção vem sendo modificada aos poucos, pois tem sido possível encontrar novos modelos de instituições mais adequadas a estes idosos, vencendo este preconceito devido a novos modelos de serviços de saúde institucionais e comunitários.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os serviços de saúde institucionais e as instituições de longa permanência (ILP), analise as afirmativas a seguir:
I. As ILP são destinadas a promover direito à moradia para idosos, órfãos, pacientes pobres e pacientes psiquiátricos, de todas as idades.
II. Nas ILP são oferecidos moradia, serviços de saúde e de assistência social por parte dos diversos profissionais que formam as equipes interdisciplinares.
III. As ILP que podem ser de caráter público, privado, filantrópico, beneficente ou, ainda, podem ser de caráter misto, quando associam diferentes tipos.
IV. Oferece-se nas ILP atividades religiosas, de lazer, alimentação, higiene, dentre outras ações que possam melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida.
II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
II e IV.

Todas as alterações que acontecem no organismo do idoso decorrentes do processo fisiológico do envelhecimento terão algum tipo de repercussão nos mecanismos homeostáticos do idoso, moldando a resposta orgânica, reduzindo a capacidade de reserva, de defesa e de adaptação, o que torna o organismo do idoso mais vulnerável, desencadeando, desse modo, as doenças com mais facilidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que, no caso de envelhecimento fisiológico do sistema cardiorrespiratório, espera-se:
aumento do volume cardíaco e pulmonar, aumento do débito cardíaco, redução das capacidades pulmonares e aumento da complacência da caixa torácica.
aumento do volume e do número das células cardíacas, maior depósito de colágeno e elastina no coração, aumento do volume cardíaco e redução da força de músculos respiratórios.
redução das células cardíacas, do débito cardíaco, das fibras de elastina e da complacência da caixa torácica, aliado ao espessamento e calcificação das válvulas cardíacas.
maior deposição de fibras de elastina no coração e pulmão, com associação a menor deposição de fibras de colágeno, o que torna estes órgãos mais enrijecidos.
aumento do volume das células cardíacas, enrijecimento das válvulas cardíacas, aumento da capacidade residual funcional e redução da relação ventilação-perfusão a nível pulmonar.

Ao longo da vida, as pessoas enfrentam um processo natural de envelhecimento, que desencadeia uma série de alterações na anatomia dos sistemas orgânicos, as quais resultam em modificações em nível estrutural e funcional no corpo humano. Conhecer estas alterações é de fundamental importância para os profissionais da área da saúde que trabalham com idosos, a fim de compreender este processo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, pode-se afirmar que as alterações que acontecem no sistema ósseo são decorrentes:
do desequilíbrio entre a produção e reabsorção de matriz óssea, em que, nesses casos, evidencia-se aumento das taxas de produção e redução progressiva da reabsorção.
da redução na síntese de matriz óssea nos ossos do tipo trabeculares, pelas células chamadas de osteoclastos, reduzindo a mineralização óssea deste tipo de osso.
do desequilíbrio entre o processo de modelagem e remodelagem óssea, com aumento da atividade de osteoclastos, redução da atividade de osteoblastos ou ambas as situações.
pela redução do metabolismo ósseo, causado pelo declínio dos níveis hormonais que ativam os osteoblastos, células responsáveis pela reabsorção óssea.
do aumento da atividade de células responsáveis pela produção de matriz óssea, causando um aumento na densidade mineral óssea, com maior absorção do tecido ósseo.

Mais conteúdos dessa disciplina