Buscar

Émile Durkheim é considerado um pensador de profunda relevância no campo do pensamento social pois, a partir de suas inquietações desenvolve um cor...

Émile Durkheim é considerado um pensador de profunda relevância no campo do pensamento social pois, a partir de suas inquietações desenvolve um corpo teórico-metodológico que institucionaliza a sociologia como uma ciência e status de disciplina acadêmica. Para o autor a sociologia é uma ciencia das instituições e define os fatos sociais como objeto sociológico (exteriores, coercitivos e generalizantes), que determinam o modo pensar, sentir e agir dos indivíduos.

Tomando como referência o texto base e seus conhecimentos sobre as contribuições da teoria social de Emile Durkheim, avalie as afirmativas a seguir:

I – A família, a escola, o sistema judiciário e o Estado são exemplos de instituições que congregam os elementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentação e garantindo-lhe permanência.

II – Para Durkheim, a Sociologia é responsável por fiscalizar as instituições sociais para testar sua eficácia em gerações vindouras.

III – Durkheim defendeu a Sociologia como a ciência da gênese e do funcionamento das instituições sociais.

IV – Segundo Durkheim, as instituições sociais na modernidade são formadas pelos sujeitos históricos que, a partir das suas relações materiais de existência promovem a coesão social.

É correto o que se afirmar APENAS em:


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais