Buscar

O que são fichamentos e quais são os mais comuns? Os fichamentos registram opiniões sobre determinado conteúdo estudado. São comuns as fichas de ...

O que são fichamentos e quais são os mais comuns?


Os fichamentos registram opiniões sobre determinado conteúdo estudado. São comuns as fichas de indicação bibliográfica e de citações.
Fichamentos são registros de informações bibliográficas, anotações sobre tópicos da obra, citações diretas, juízos valorativos a respeito da obra, resumo ou síntese do texto, comentários. São comuns as fichas de indicação bibliográfica, de assunto ou síntese e de citações.
Fichamentos são textos apresentados em forma de síntese. Usa-se apenas o de síntese e o bibliográfico no meio acadêmico.
Fichamentos são registros das informações de artigos científicos exclusivamente. Organizadas em fichas, elas apresentam citações diretas, sínteses do texto (ou resumo) e comentários. São comuns as fichas de indicação bibliográfica e síntese.

Essa pergunta também está no material:

Prova Eletrônica_ Comunicação Acadêmica1
10 pág.

Contabilidade Básica Centro Universitário UniDom BoscoCentro Universitário UniDom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Fichamentos são registros de informações sobre um determinado conteúdo estudado. Eles podem incluir anotações sobre tópicos da obra, citações diretas, juízos valorativos a respeito da obra, resumo ou síntese do texto, comentários, entre outros elementos. Os fichamentos são comumente utilizados para organizar e sistematizar o conhecimento adquirido durante a leitura de livros, artigos e outros materiais acadêmicos. Existem diferentes tipos de fichamentos, mas os mais comuns são: 1. Ficha de indicação bibliográfica: Nessa ficha, são registradas as informações essenciais da obra, como autor, título, editora, ano de publicação, entre outros dados bibliográficos. 2. Ficha de assunto ou síntese: Nessa ficha, são feitas anotações sobre os principais tópicos abordados na obra, de forma resumida e organizada. Pode incluir também comentários e reflexões pessoais. 3. Ficha de citações: Nessa ficha, são registradas as citações diretas do texto, acompanhadas da referência bibliográfica correspondente. É uma forma de destacar trechos importantes e relevantes da obra. É importante ressaltar que a escolha do tipo de fichamento a ser utilizado pode variar de acordo com as necessidades e preferências de cada estudante ou pesquisador. O objetivo principal dos fichamentos é auxiliar na organização e na assimilação do conhecimento adquirido durante os estudos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais