Buscar

6. Como ocorre o processo de remodelação óssea?

Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido - Anatomia do Tecido Ósseo - Perguntas e Respostas
1 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A remodelação óssea é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida para manter a saúde e a integridade dos ossos. Esse processo envolve duas etapas principais: a reabsorção óssea e a formação óssea. A reabsorção óssea é realizada pelos osteoclastos, células especializadas que quebram e removem o tecido ósseo antigo ou danificado. Essa etapa é importante para liberar minerais, como cálcio e fósforo, na corrente sanguínea. Após a reabsorção, entra em ação a formação óssea, realizada pelos osteoblastos. Essas células sintetizam e depositam novo tecido ósseo, preenchendo as áreas onde ocorreu a reabsorção. Os osteoblastos também ajudam a regular a mineralização do osso, garantindo que ele seja forte e resistente. Esse processo de remodelação óssea é influenciado por diversos fatores, como hormônios, atividade física, dieta e idade. É fundamental para a manutenção da estrutura óssea e a adaptação às demandas mecânicas do corpo.

0
Dislike0
User badge image

Ticiane Wachter

A remodelação óssea é um processo contínuo e equilibrado de reabsorção óssea por osteoclastos e formação óssea por osteoblastos. Em adultos, ela ajuda a manter a massa óssea e a homeostase de cálcio. Embora o stress mecânico possa estimular a rotatividade como parte do processo normal de manutenção e reparação, várias hormonas também regulam a remodelação óssea.

Controlo Hormonal da Remodelação Óssea
A hormona paratiróide (PTH) mantém o controlo homeostático dos níveis de cálcio no sangue regulando a reabsorção óssea. A PTH é libertada das glândulas paratiróides em resposta aos baixos níveis de cálcio no sangue. Ela estimula os osteoblastos a produzir moléculas imunes que promovem a diferenciação das células precursoras em osteoclastos. A ativação dos osteoclastos promove a reabsorção óssea, fazendo com que a matriz óssea mineralizada quebre e liberte cálcio no sangue. Quando os níveis de cálcio no sangue são restaurados, um ciclo de feedback negativo impede a libertação adicional de PTH.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais