(Ex 4.32FE, p. 121 - POTTER, M. C., SCOTT, E. P. Ciências Térmicas: termodinâmica, mecânica dos fluidos e transmissão de calor. Tradução Alexandre Araújo, et al; revisão técnica Sérgio Nascimento Bordalo. São Paulo: Thomson Learning, 2007) Selecione a opção que apresenta uma suposição que é feita quando se deriva a equação da continuidade ˙m1=˙m2�˙1=�˙2.
Escamento reversível Densidade constante Escoamento permanente Escoamento adiabático Escoamento uniforme
(Fonte: KROOS, K. A., POTTER, M. C. Termodinâmica para Engenheiros. Tradução da 1ª edição norte americana; revisão técnica Fernando Guimarães Aguiar. São Paulo: Cengage Learning, 2015, p. 72) É comum em química, trabalharmos com misturas de substâncias, e muitas dessas substâncias podem estar em temperaturas distintas. Um recipiente contém 10 kg de água líquida e 7 kg de vapor de água em equilíbrio a 140 oC. Qual é o título dessa mistura saturada?
(Petrobras / 2010) Em uma refinaria, um tanque recebe várias correntes de nafta para compor o pool de gasolina. Após encher o tanque até o nível desejado, liga-se um misturador para homogeneizar o produto. O trabalho fornecido ao misturador é de 4800 kJ e o calor transferido do tanque é de 1200 kJ. Considerando o tanque e o fluido como sistema, a variação de energia interna nesse processo é de
(CESPE/UnB - Petrobras - 2018 - Adaptado) Do ponto de vista macroscópico, a segunda lei da termodinâmica pode ser entendida como uma lei de evolução no sentido de definir a seta do tempo. Ela define processos reversíveis que ocorrem em um universo em constante equilíbrio, e processos irreversíveis onde o universo evolui de maneira a 'degradar-se'. Três máquinas térmicas recebem 600 kJ de calor por ciclo
-3600 kJ 3600 kJ 6000 kJ -6000 kJ 4 kJ
uma fonte quente a 287 °C e rejeitam, por ciclo, determinadas quantidades de calor para uma fonte f ria a 7 °C. A máquina A rejeita 450 kJ, a máquina B, 300 kJ, e a máquina C, 120 kJ. Considere que as máquinas em questão sejam máq uinas de Carnot, é correto af irmar que a máxima ef iciência teórica alcançada é
igual nas máquinas B e C, porém maior do que na máquina A. maior na máquina C. maior na máquina B. iguais nas três máquinas. maior na máquina A.
(CESGRANRIO - Petrobras - 2010 - Adaptado) Nem sempre é possível medir as propriedades termodinâmicas para todas as composições e temperaturas de interesse de um sistema. Modelos podem ser muito úteis para a compreensão do comportamento das soluções, do ponto de vista f ísico-químico. O enfoque usualmente empregado para a previsão das propriedades termodinâmicas das soluções consiste em modelar a variação da propriedade associada ao processo de mistura. De forma geral, os modelos mais comuns são focados em obter descrições da energia livre de Gibbs das fases, soluções ou misturas. Em tanques de armazenamento de derivados de petróleo, é muito comum o acúmulo de substâncias gasosas, oriundas da fase líquida, na parte interna, entre o nível de líquido e a tampa do tanque. Com relação ao fenômeno de volatilização, descrito acima, são feitas as af irmativas a seguir.
I. Quanto maior a pressão de vapor de uma substância, mais volátil ela será. II. A volatilidade de uma substância só pode ser medida na mudança do estado líquido para o estado vapor. III. A pressão de vapor da substância não depende da temperatura por ser medida no equilíbrio líquido-vapor. IV. A temperatura na qual a pressão de vapor é igual à pressão ambiente corresponde ao ponto de ebulição de uma determinada substância.