Buscar

As transformações políticas, sociais e econômicas do final do século XX são descritas de várias formas. A vitória do “novo capitalismo”, como descr...

As transformações políticas, sociais e econômicas do final do século XX são descritas de várias formas. A vitória do “novo capitalismo”, como descrito por Richard Sennet, implicou diversas mudanças de ordem administrativa e de flexibilização entre trabalhadores e empresas. Segundo a leitura de Richard Sennet acerca das transformações no “novo capitalismo”, assinale a alternativa correta: 

A) A cultura do novo capitalismo é derivada da rotinização burocrática atingida nas grandes corporações. Através da alienação da classe média pelo consumo e da cooptação dos líderes sindicais, nos Estados Unidos se consolidou uma elite político-militar-empresarial.

B)  A falta de estabilidade pessoal e de carreira na cultura do novo capitalismo leva à desorientação pessoal, ao afrouxamento dos laços de confiança (familiares e comunitários) e à ausência de compromissos, levando a uma situação de corrosão do caráter das pessoas. 

C)  A instabilidade gerada pelo novo capitalismo, fruto das novas redes criadas pela internet, possibilitam a quebra das antigas regras hierárquicas que mantinham os trabalhadores presos e dominados em situações rotineiras, abrindo espaço para a libertação e realizações pessoais. 

D)  A cultura do novo capitalismo se formou a partir da crise do socialismo real, gerando uma situação de expectativas positivas sobre o futuro da humanidade. Integrado pelo mercado e pelas redes sociais, o novo capitalismo garante as bases para a integração social globalizada e evita o retorno a regimes totalitários. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) A falta de estabilidade pessoal e de carreira na cultura do novo capitalismo leva à desorientação pessoal, ao afrouxamento dos laços de confiança (familiares e comunitários) e à ausência de compromissos, levando a uma situação de corrosão do caráter das pessoas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais