Buscar

desafios Os circuitos osciladores senoidais geram sinais de tensão senoidais, sendo possível alterar sua frequência. Suas aplicações variam desde s...

desafios

Os circuitos osciladores senoidais geram sinais de tensão senoidais, sendo possível alterar sua frequência. Suas aplicações variam desde sinais moduladores em sistemas de telecomunicações até geração de sinais sonoros, podendo ser aplicados na indústria de áudio ou até mesmo em sistemas otológicos.

Considere a situação a seguir:

Dimensione os componentes necessários para que o oscilador atenda às especificações de projeto solicitadas. Como sugestão para responder ao desafio, organize as informações do projeto em uma planilha eletrônica e utilize-a para determinar os componentes desconhecidos.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não consigo responder a essa pergunta específica sem mais informações. Parece que você está descrevendo um desafio de dimensionamento de componentes para um circuito oscilador senoidal. Para ajudá-lo, preciso de mais detalhes sobre as especificações de projeto solicitadas, como a frequência desejada, o tipo de oscilador a ser utilizado e quais componentes você já possui. Com essas informações, posso fornecer uma resposta mais direta e objetiva.

0
Dislike0
User badge image

Robson Fabricio

Resposta Esperada:

Dimensionando-se os potenciômetros da ponte de Wheatstone, existem duas possibilidades: o potenciômetro estar no mínimo (0Ω) ou no máximo (RP). Esses valores representarão as extremidades da faixa de frequência. Como a frequência é inversamente proporcional à resistência, o mínimo do potenciômetro será responsável pelo limite superior de frequência, enquanto o máximo do potenciômetro será responsável pelo limite inferior.

Como, na frequência máxima, o potenciômetro estará em zero, a resistência da ponte de Wien será apenas 1kΩ do resistor fixo, sendo, assim, possível determinar o valor do capacitor. Assim:

fO(max) = 1/2πRminC logo C = 1/2π RminfO(max) = 1/2π(1kΩ)(30kHz)

C = 5,31nF

Com o valor do capacitor, é possível determinar o valor do potenciômetro. Na frequência mínima, a resistência será a do potenciômetro mais a fixa. Assim:

fO(min) = 1/2πRmaxC onde Rmax = RP + 1kΩ = 1/2πfO(min)C = 6MΩ

RP = 6MΩ − 1kΩ logo RP = 5,999MΩ

Para determinar o circuito de estabilização de amplitude, sabendo-se o valor de R4, é possível encontrar o valor de R3:

R3 = R4(2VO(P) – 3VK)/(3VK + 3VS + VO(P))

R3 = (20kΩ)[2(5V) – 3(0,7V)]/[3(0,7V) + 3(15V) + 5V]

R3 =3,03kΩ

E, por fim, a realimentação negativa, utilizando-se o valor conhecido de R2:

R1 ≤ R2/(10(6dB/20)) = (20kΩ)/2

R1 ≤ 10kΩ




0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais