Buscar

Lei o texto, retirado da teoria do curso. Caso queira verificar mais dados, poderá acessar o capítulo que ora transcrevo sua parte. Outros processo...

Lei o texto, retirado da teoria do curso. Caso queira verificar mais dados, poderá acessar o capítulo que ora transcrevo sua parte.

Outros processos de lixiviação microbiana: urânio e ouro, as bactérias também são utilizadas na lixiviação de urânio (U) e minérios de ouro (Au). A. ferrooxidans oxida U41 em U61 com o O2 como aceptor de elétrons. No entanto, a lixiviação de U depende mais da oxidação abiótica de U41 pelo Fe31 com A. ferrooxidans contribuindo para o processo principalmente por meio da oxidação de Fe21 a Fe31, como na lixiviação do cobre (Figura 21.2). A reação observada é a seguinte: UO2 1 Fe2 (SO4)3 S UO2SO4 1 2 FeSO4 (U41 ) (Fe31 ) (U61 ) (Fe21 ) Ao contrário de UO2, o sulfato de urânio (UO2SO4) formado é altamente solúvel, podendo ser recuperado por outros processos. O ouro está geralmente presente na natureza em depósitos associado a minerais contendo arsênio (As) e FeS2. A. ferrooxidans e bactérias relacionadas podem liberar os minerais de arsenopirita, liberando o ouro (Au) preso: 2 FeAsS[Au] 1 7 O21 2 H2O 1 H2SO4 S Fe2(SO4)3 1 2 H3AsO41 [Au] O Au é então complexado com cianeto (CN) pelo tradicional método de mineração de ouro. Ao contrário da lixiviação do cobre, que é feita em uma enorme pilha (Figura 21.1 a), a lixiviação do ouro ocorre em tanques fechados e relativamente pequenos (Figura 21.3), onde mais de 95% do ouro preso podem ser liberados. Além disso, os resíduos de As e CNpotencialmente tóxicos do processo de mineração são removidos no biorreator de lixiviação do ouro. O arsênio é removido como um precipitado férrico e o CN é removido por sua oxidação bacteriana com CO2 com ureia em fases posteriores do processo de recuperação de Au. Em pequena escala, a lixiviação no biorreator microbiano tornou-se popular como uma alternativa às técnicas de mineração de ouro ambientalmente devastadoras que deixam um rastro tóxico de As e CNno local de extração. Processos-piloto também estão sendo desenvolvidos para biorreatores de lixiviação de minério de zinco, chumbo e níquel.


1)     Conforme está no texto, diga o nome dos cátions(positivo), ânions(negativo) e nas moléculas no texto.


2)     CN

3)     Au

4)     CO2

5)     As




 Cátions (positivos):


Fe^3+ (Ferro trivalente)

Fe^2+ (Ferro divalente)

U^6+ (Urânio hexavalente)


Ânions (negativos):


SO4^2- (Sulfato)

H3AsO4^1- (Arseniato)

CN^- (Cianeto)


Moléculas:


CN (Cianeto)

Au (Ouro)

CO2 (Dióxido de carbono)

As (Arsênio) - Não está presente como uma molécula no texto, mas sim como parte de compostos minerais, como FeAsS (arsenopirita) e H3AsO4 (arseniato).



      2) Qual a bactéria é lixiviadora de Au e U?


A bactéria que desempenha um papel importante na lixiviação de ouro (Au) e urânio (U) é a Acidithiobacillus ferrooxidans.



     3) Onde ocorre lixiviação do Ouro?


A lixiviação do ouro ocorre em locais onde há depósitos minerais contendo ouro. Esses depósitos podem ser encontrados em várias regiões do mundo, e a mineração de ouro é uma atividade importante em muitos países. Os depósitos de ouro podem ocorrer em diferentes tipos de formações geológicas, como veios de quartzo, depósitos aluviais, depósitos de rocha dura, depósitos de minerais de sulfeto e muito mais.


     4) Como deve ser um precipitado do Arsênio? (Essa pergunta é para dizer qual a substância faz ele precipitar).



Para precipitar o arsênio a partir de soluções aquosas contendo íons arseniato (AsO4^3-), você pode adicionar íons ferro trivalente (Fe^3+), geralmente na forma de cloreto férrico (FeCl3) ou sulfato férrico (Fe2(SO4)3).



5) Quem é o aceptor de elétrons, quando há oxidação do U41 para U61?


Na oxidação do urânio U^4+ (U41) para o urânio U^6+ (U61), o aceitador de elétrons é o oxigênio (O2). O oxigênio age como o agente oxidante e recebe os elétrons liberados durante a oxidação do urânio, resultando na formação do urânio U^6+. Isso é parte do processo de lixiviação microbiana de urânio, em que bactérias como a Acidithiobacillus ferrooxidans auxiliam na oxidação do urânio, mas o oxigênio desempenha um papel crucial como o aceptor de elétrons.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1) Cátions (positivos): Fe^3+ (Ferro trivalente), Fe^2+ (Ferro divalente), U^6+ (Urânio hexavalente). Ânions (negativos): SO4^2- (Sulfato), H3AsO4^1- (Arseniato), CN^- (Cianeto). Moléculas: CN (Cianeto), Au (Ouro), CO2 (Dióxido de carbono). 2) A bactéria que desempenha um papel importante na lixiviação de ouro (Au) e urânio (U) é a Acidithiobacillus ferrooxidans. 3) A lixiviação do ouro ocorre em locais onde há depósitos minerais contendo ouro, como veios de quartzo, depósitos aluviais, depósitos de rocha dura, depósitos de minerais de sulfeto, entre outros. 4) Para precipitar o arsênio a partir de soluções aquosas contendo íons arseniato (AsO4^3-), pode-se adicionar íons ferro trivalente (Fe^3+), geralmente na forma de cloreto férrico (FeCl3) ou sulfato férrico (Fe2(SO4)3). 5) Na oxidação do urânio U^4+ (U41) para o urânio U^6+ (U61), o aceptor de elétrons é o oxigênio (O2). O oxigênio age como o agente oxidante e recebe os elétrons liberados durante a oxidação do urânio, resultando na formação do urânio U^6+.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais