Buscar

ECOLOGIA E AMBIENTE I atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ECOLOGIA E AMBIENTE I
ATIVIDADE I
QUESTÃO: explique a importância da criação de áreas protegidas para as espécies “topo de cadeia”, destacando os possíveis desequilíbrios ambientais no caso da extinção da espécie no Brasil.
Atualmente há diversas espécies correndo risco de extinção, como motivo pode ser destacado mudanças climáticas, caça, depredação do habitat, desmatamento, é uma lista infelizmente bem extensa. Quando se fala de animais “topo de cadeia” 2 fatores principais podem ser destacados: caça ilegal e diminuição do habitat natural. A depredação do habitat juntamente com a popularização e aumento da caça e contrabando de animais selvagens deixa centenas de animais mais vulneráveis a extinção.
 Considerando crescimento acelerado das metrópoles torna imprescindível criação de mais Áreas de Proteção Ambiental (APA) para que possa ser possível tentar desacelerar a aniquilação de diversas espécies. Estas espécies demandam não somente espaço, mas também um ambiente equilibrado para que seu processo natural de caça e reprodução possa ser mantido.
As APA tem papel importante não somente na preservação de animais mas também do ecossistema como um todo, impedindo também o desmatamento. Com crescimento populacional acelerado se torna mais difícil implementação de locais de proteção visto que estes animais de médio e grande porte demandam grande espaço de preservação. Estes animais possuem vasta importância ecológica pois espécies predadoras atuam também na regulação das populações de mesopredadores, mantendo assim a estrutura das comunidades. 
Portanto, a ausência destes animais “topo de cadeia” resulta na perda de diversidade biológica e desequilibro ambiental devido a alterações na cadeia alimentar e mudança na dinâmica destas comunidades, a diminuição de predadores leva ao aumento de animais antes predados, as consequências da perda de animais de grande relevância na cadeia alimentar tem impactos em toda a cadeia a qual o animal está inserido. 
REFERÊNCIAS
SITE - Toda Biologia.com Disponivel em <https://www.todabiologia.com/ecologia/area_protecao_ambiental.htm>
SITE – G1 - Disponível em <https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/02/21/maior-felino-das-americas-a-onca-pintada-esta-criticamente-ameacada-de-extincao-na-caatinga.ghtml>

Continue navegando