Logo Passei Direto
Buscar
O Pacto pela Saúde propõe um conjunto de reformas institucionais no SUS, com o objetivo de promover inovações nos processos e nos instrumentos de gestão. Com relação ao Pacto pela Saúde, assinale a alternativa correta.


Somente o gestor estadual pode aderir.
Mantém as formas de transferências de recursos inalteradas.
A diretriz de regionalização não foi inserida no Pacto, pois já é promovida em outros instrumentos.
As esferas de governo, após aderirem, não precisam pactuar com as metas propostas pelo Ministério da Saúde.
O Pacto pela Saúde tem três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A alternativa correta sobre o Pacto pela Saúde é: "O Pacto pela Saúde tem três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS." Esse pacto visa promover melhorias na gestão e na qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: O Pacto pela Saúde tem três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Quadrix/2022 - adaptada) A partir dos séculos XV e XVI, tendo como centros irradiadores determinadas regiões europeias, a denominada civilização ocidental se transformou profundamente. Acerca do período conhecido como Idade Moderna, analise as asserções I e II.

I - Renascimento cultural, reformas religiosas, surgimento da imprensa e inovações técnicas que possibilitaram as grandes mudanças, incluindo na saúde.
Porque
II - A Idade Moderna foi um momento importante para a renúncia na concepção de saúde, que deixa de se atrelar conhecimento científico para ser exclusivamente objeto de intervenção religiosa.
Marque a alternativa que apresenta a relação entre as asserções I e II.


As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.
As asserções I e II são falsas.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de apoiar, consolidar e ampliar a Atenção Básica por meio da atuação de equipes multiprofissionais. Sobre a Atenção Básica, marque a alternativa correta.


Os profissionais de diferentes especialidades podem ser incluídos nas equipes, de acordo com as necessidades e definições dos gestores de cada estado.
A entrada de capital estrangeiro em larga escala possibilitou a autonomia das demais profissões na área da saúde brasileira, como aumento de equipamentos de modernos.

Um dos principais programas de saúde pública do Brasil são Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Assinale a alternativa correta em relação à Estratégia Saúde da Família (ESF) e ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).


A ESF visa à reorganização do SUS em todos os seus níveis de assistência: atenção primária, secundária e terciária. O NASF-AB tem como proposta diminuir a instabilidade da Atenção Básica, aumentando a oferta de serviços de saúde pública e gratuita, resultando em um sistema mais resolutivo com ampliação no foco das ações.
Os NASF-AB configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), com as equipes de Atenção Secundária, e com o Programa Academia da Saúde.
Os NASF-AB fazem parte da atenção básica e se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais. Para exercer suas atividades, as equipes NASF devem ocupar o espaço físico das unidades às quais estão vinculadas, ou ainda outros espaços disponíveis no território, como o espaço das academias da saúde, escolas, parques, dentro outros.
Ainda não existem critérios que definam apropriadamente como deve ser a composição de cada um dos NASF-AB. Dessa forma, a composição é definida exclusivamente de acordo com as prioridades elencadas pelos gestores municipais.

Sobre Reforma Sanitarista e os Modelos Assistenciais no Brasil, pode-se dizer que:


Após a Constituição de 1988, a Reforma sanitária deixou de sofrer entraves à sua concretização, visto que se tornou constitucional.
O modelo médico-assistencial predominante no Brasil é o sanitário.
A Reforma sanitária não inclui medidas relacionadas à participação da comunidade na gestão de saúde.
Os princípios e diretrizes da Reforma Sanitária foram sistematizados na 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986.
A proposta de criação dos distritos é maléfica à organização de saúde no país, visto que a descentralização desestabiliza e enfraquece a rede, não trazendo nenhum benefício aos usuários.

Mais conteúdos dessa disciplina