Buscar

Os inversores de frequência são dispositivos amplamente utilizados para controle de velocidade e partida suave de motores elétricos.   Sobre os pri...

Os inversores de frequência são dispositivos amplamente utilizados para controle de velocidade e partida suave de motores elétricos.

 

Sobre os princípios de funcionamento e as principais características dos inversores de frequência, considerando suas vantagens e desvantagens, assinale a alternativa correta:

Questão 4

Resposta


Os inversores de frequência operam variando a frequência e a tensão de alimentação do motor, permitindo controle preciso da velocidade. Suas vantagens incluem alta precisão de controle, partida suave e economia de energia, mas podem requerer maior investimento inicial. 

Os inversores de frequência utilizam exclusivamente a variação da tensão de alimentação para controlar a velocidade dos motores. Suas principais vantagens são a simplicidade de instalação e o baixo custo, embora possam resultar em maior consumo de energia.

Os inversores de frequência controlam a velocidade dos motores por meio do ajuste da tensão de alimentação, o que permite uma ampla faixa de controle. Suas principais vantagens são a simplicidade de operação e a alta eficiência energética, porém, podem apresentar limitações em aplicações de alta potência.

Os inversores de frequência atuam ajustando a tensão e a corrente de alimentação, o que resulta em um controle limitado da velocidade. Suas vantagens são a baixa manutenção e a robustez, porém podem gerar oscilações na velocidade do motor.

Os inversores de frequência controlam a velocidade dos motores através da variação da corrente elétrica, garantindo uma partida suave e proteção contra sobrecargas. Suas principais desvantagens são a baixa eficiência energética e a complexidade de programação. 

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: Os inversores de frequência operam variando a frequência e a tensão de alimentação do motor, permitindo controle preciso da velocidade. Suas vantagens incluem alta precisão de controle, partida suave e economia de energia, mas podem requerer maior investimento inicial.

0
Dislike0
User badge image

Wilson Buyanoff nunez

A Resposta certa é:

A) Os inversores de frequência permitem o controle preciso da velocidade do motor ao variar a frequência e a tensão de alimentação, o que resulta em partida suave, economia de energia e alta precisão de controle. No entanto, eles podem ser mais caros em termos de investimento inicial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais