Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
/6 B F - F - V - F.
C V - F - V - V.
D F - V - F - F.
(ENADE, 2014) Agora que já foram apresentadas as razões pelas quais as coisas, nem tomadas
isolada nem coletivamente, podem ser chamadas de universais no que diz respeito ao serem
predicados de vários, resta que confiramos essa universalidade apenas às palavras. Assim, pois, como
certos nomes são chamados apelativos pelos gramáticos, e certos outros, próprios, igualmente certas
expressões simples são chamadas pelos dialéticos de universais e certas outras de particulares, isto é,
singulares. Um vocábulo universal, entretanto, é aquele que, por sua descoberta, é apto para ser
predicado de muitos tomados um a um, tal como este nome homem, que pode ser ligado com os
nomes particulares dos homens segundo a natureza das coisas subordinadas às quais foi imposto. Já o
singular é aquele que é predicável de um só, como Sócrates, tomado como nome de um único.
FONTE: ABELARDO, P. Lógica para principiantes. Tradução de Carlos Arthur do Nascimento. 2 ed.
São Paulo: Editora Unesp, 2005.
Com base no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Existem nomes singulares e nomes universais.
PORQUE
II- Existem coisas singulares e coisas universais.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

I- Existem nomes singulares e nomes universais.
II- Existem coisas singulares e coisas universais.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as asserções e a relação proposta entre elas: I - Existem nomes singulares e nomes universais. Essa asserção é verdadeira, pois o texto menciona que certos nomes são chamados de universais e outros de singulares. II - Existem coisas singulares e coisas universais. Essa asserção também é verdadeira, pois o texto discute a universalidade e a particularidade, referindo-se a coisas que podem ser classificadas como universais ou singulares. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II fala sobre a existência de coisas singulares e universais, mas não justifica diretamente a afirmação sobre nomes singulares e universais. Portanto, embora ambas sejam verdadeiras, a II não é uma justificativa correta da I. Com base nessa análise, a alternativa correta é: C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base no texto apresentado, podemos avaliar as asserções da seguinte forma: I- Existem nomes singulares e nomes universais. II- Existem coisas singulares e coisas universais. A opção correta é a letra C: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As proposições que podem compor silogismos, as proposições categóricas, são de tal tipo que só podem ser compostas por termos gerais. Assim, uma proposição categórica é uma proposição que relaciona dois termos gerais entre si. Por isso o nome proposição categórica, porque os termos gerais designam 'Categorias', isto e grupos de coisas que podem estar compostos por uma, várias, ou nenhuma coisa. Assim, categorias possuem duas características centrais. Por um lado, categorias possuem o que se costuma chamar em lógica de extensão, por outro possuem o que se chama em lógica de intensão. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição lógica de extensão:


A A extensão de uma categoria é composta pela amplitude histórica e cultural dessa categoria. Pode-se dizer que a extensão de um sujeito é sua trajetória histórica e cultural de um sujeito, ou seja, tudo aquilo que determina cultural e historicamente o ser do sujeito em questão.
B A extensão de uma categoria é composta pela intensidade semântica dessa categoria. Pode-se dizer que a extensão de um sujeito reside no significado linguístico atribuído no seio da língua à um sujeito, ou seja, tudo aquilo que determina linguisticamente e semanticamente o ser do sujeito em questão.
C A extensão de uma categoria é composta pelos membros dessa categoria. Pode-se dizer que a extensão de um sujeito é tudo que é um sujeito, ou seja, tudo aquilo que possui a característica de ser do sujeito em questão.
D A extensão de uma categoria é composta pela intensidade de sua singularidade. Pode-se dizer que a extensão de um sujeito se apresenta no ethos, na forma de ser de um sujeito em sua singularidade.

A silogística se ocupa de estudar os argumentos silogísticos, ou seja, os silogismos. Um silogismo é um argumento formado por proposições categóricas e se distingue por envolver um tipo de argumentação que se processa pela triangulação. Aristóteles desenvolveu um método para avaliar os silogismos. Quanto a esse método, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A lógica aristotélica prima pela correção, mas falta na completude.
( ) A lógica aristotélica permite demonstrar todos os silogismos válidos.
( ) A lógica aristotélica prescinde da análise das proposições categóricas.
( ) A lógica aristotélica aplica-se a argumentos construídos por triangulação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - V - V - F.
D F - F - V - V.

Sabemos que os argumentos são conjuntos de preposições em que se pretende que a conclusão, por exemplo, seja sustentada ou justificada pelas premissas. A análise dos argumentos pode ser por meio da lógica formal, que se ocupa exclusivamente dos argumentos dedutivos formais, enquanto que a lógica informal se ocupa de todos os tipos de argumento. Sobre a lógica informal, analise as afirmativas a seguir:
I- A lógica informal analisa apenas os argumentos considerados pouco convincentes.
II- Na lógica informal, a noção de persuasão é oposta à noção de convencimento.
III- A lógica informal estuda aspectos lógicos da argumentação que não dependem necessariamente da sua forma lógica.
IV- A lógica informal recebe este nome porque não é científica, pois consiste no senso comum.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:


A As afirmativas III e IV estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Como é chamado esse tipo de argumento?


A Argumento abdutivo.
B Argumento por analogia.
C Argumento dedutivo.
D Argumento indutivo.

Sobre a categoria universal, assinale a alternativa CORRETA:


A Afirma que parte da extensão de um termo geral é diferente da extensão de outro termo geral.
B Afirma que toda a extensão de um termo geral é diferente da extensão de outro termo geral.
C Afirma que toda a extensão de um termo geral é igual à extensão de outro termo geral.

Ao traçar um panorama sobre a história da lógica, é possível estudá-la em três momentos importantes. Sobre cada momento da história da lógica e a ideia que representa, associe os itens, utilizando código a seguir:
I- A lógica aristotélica.
II- A lógica na filosofia moderna.
III- A lógica nos dias de hoje.
( ) A lógica não pode ser tomada como um método científico, pois a lógica só nos garante a verdade de uma frase quando já possuímos alguma verdade.
( ) A lógica é tomada como um instrumento que pode nos dar critérios para avaliar se estamos diante de um argumento bom ou mau.
( ) A lógica passa a ser utilizada como uma linguagem universal da ciência, que, principalmente na matemática, servisse para formalizar o pensamento matemático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A III - I - II.
B II - III - I.
C II - I - III.
D I - III - II.

Considerando a comparação entre Lógica proposicional e Lógica silogística, assinale a alternativa CORRETA:


A A Lógica silogística foca seu estudo nas proposições categóricas.
B A Lógica proposicional analisa a estrutura interna da proposição.
C A Lógica proposicional se vale de uma simbolização especial.
D A Lógica silogística é inteiramente simbólica.

(ENADE, 2005) Como é que os indivíduos fazem para processar mentalmente algumas
informações e obter conclusões a partir dos elementos considerados? Isso é o que os lógicos
usualmente denominam de estudo das inferências (FEITOSA; PAULOVICH,2005). A lógica é a
ciência que estuda princípios e métodos de inferência. Sobre o objetivo da lógica, assinale a
alternativa CORRETA:


A Criar e classificar conceitos de cunho filosófico-científico atuais.
B Distinguir de maneira clara e inequívoca premissa de conclusão.
C Verificar as condições em que certas proposições se seguem a outras.
D Estabelecer critérios de verdade que sejam universalmente aceitos.

Mais conteúdos dessa disciplina