Buscar

Na seleção de motores elétricos para aplicações industriais, a escolha entre motores de corrente contínua (CC) e motores de corrente alternada (CA)...

Na seleção de motores elétricos para aplicações industriais, a escolha entre motores de corrente contínua (CC) e motores de corrente alternada (CA) envolve considerações importantes, incluindo a manutenção das máquinas elétricas.

Sobre uma análise comparativa entre o uso de motores de corrente contínua e de corrente alternada, destacando os principais aspectos relacionados à manutenção das máquinas elétricas, assinale a alternativa correta:

Questão 1

Resposta


Motores de corrente contínua são conhecidos por sua alta eficiência e baixo desgaste das partes mecânicas, resultando em necessidade mínima de manutenção. Motores de corrente alternada, embora possuam menor eficiência, são mais robustos e demandam manutenção apenas em intervalos regulares.

Motores de corrente contínua têm manutenção mais complexa devido à presença de escovas que exigem substituições frequentes e podem gerar desgaste no comutador. Motores de corrente alternada, por outro lado, possuem manutenção mais simples devido à ausência de escovas, mas podem requerer maior atenção aos rolamentos e isolamento.

Motores de corrente contínua requerem manutenção regular nos rolamentos e isolamento, mas são mais resistentes às flutuações de tensão e cargas variáveis. Motores de corrente alternada, por outro lado, têm manutenção mais simples e eficiente, especialmente quando equipados com sistemas de monitoramento de condição.

Tanto motores de corrente contínua quanto de corrente alternada requerem manutenção intensiva devido ao desgaste inevitável das peças mecânicas. No entanto, motores de corrente alternada são mais suscetíveis a falhas devido às flutuações de tensão, o que exige manutenção preventiva mais frequente.

Motores de corrente contínua são geralmente preferidos devido à sua manutenção simples e à ausência de partes mecânicas sujeitas a desgaste. Motores de corrente alternada, embora tenham maior eficiência, demandam atenção contínua aos sistemas de refrigeração e ventilação.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a análise comparativa apresentada, a alternativa correta é: "Motores de corrente contínua são conhecidos por sua alta eficiência e baixo desgaste das partes mecânicas, resultando em necessidade mínima de manutenção. Motores de corrente alternada, embora possuam menor eficiência, são mais robustos e demandam manutenção apenas em intervalos regulares."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais