Buscar

O oficial de registros de notas é dotado de fé pública e confere autenticidade aos documentos. O tabelião do 2.º Ofício de Notas conferiu autentici...

O oficial de registros de notas é dotado de fé pública e confere autenticidade aos documentos. O tabelião do 2.º Ofício de Notas conferiu autenticidade eletrônica a um documento que teve questionado seu conteúdo ideológico, tendo sido acusado de responsabilidade civil por seu teor. No tocante à responsabilidade civil do Oficial de Registros de Notas, marque a alternativa correta.

O tabelião de notas não terá responsabilidade civil se o documento autenticado estiver com grandes rasuras, adulterações visíveis, emendas, borrões, contiver espaços em branco, alterações no seu conteúdo, falsificação ou fraude grosseira, perceptíveis a olho nu, ou grotesca montagem que dispensaria qualquer perícia técnica para a aferição da falsidade ou fraude pelo tabelião, e, nesse caso, não tem responsabilidade sobre o conteúdo do documento.

O tabelião de notas não terá responsabilidade civil se o documento autenticado estiver comprovadamente fraudado, cabendo a ele, nesse caso, a responsabilidade criminal sobre o conteúdo do documento.

O tabelião de notas tem a responsabilidade de garantir que a cópia certificada pelo escrevente corresponde ao documento apresentado para conferência e autenticação, inclusive quanto à autenticidade do conteúdo ideológico em si do documento.

O tabelião de notas terá responsabilidade civil se o documento autenticado estiver com grandes rasuras, adulterações visíveis, emendas, borrões, contiver espaços em branco, alterações no seu conteúdo, falsificação ou fraude grosseira, perceptíveis a olho nu, ou grotesca montagem que dispensaria qualquer perícia técnica para a aferição da falsidade ou fraude pelo tabelião, e, nesse caso, não tem responsabilidade sobre o conteúdo do documento.

O tabelião de notas age como um perito técnico para a aferição de falsidade ou fraude, cabendo a ele, nesse caso, a responsabilidade sobre o conteúdo do documento, sendo possível sua responsabilização civil.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado, a alternativa correta é: "O tabelião de notas tem a responsabilidade de garantir que a cópia certificada pelo escrevente corresponde ao documento apresentado para conferência e autenticação, inclusive quanto à autenticidade do conteúdo ideológico em si do documento."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais