Buscar

Diante do caso hipotético, à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale o item...

Diante do caso hipotético, à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinale o item correto.


(A) É possível, mesmo ante à regra da irrevogabilidade da adoção, a rescisão de sentença concessiva de adoção ao fundamento de que Eugênio, à época da adoção, não a desejava verdadeiramente, e de que, após atingir a maioridade, manifestou-se nesse sentido.
(B) A adoção é medida excepcional e irrevogável, a qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa e, por isso, não se permite a revogabilidade pleiteada.
(C) Só é permitida a revogabilidade após Eugênio atingir a maioridade civil caso comprovados os maus tratos.
(D) Só é permitida a revogabilidade antes da maioridade civil de Eugênio.

Essa pergunta também está no material:

6 Simulado OAB - 1 Fase do E XXXII
115 pág.

Introdução ao Direito I Faculdade de PinhaisFaculdade de Pinhais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o caso hipotético apresentado, à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a alternativa correta é a letra (B) - A adoção é medida excepcional e irrevogável, a qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa e, por isso, não se permite a revogabilidade pleiteada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais