Buscar

5. Contextualização e preparação para o estudo: COVID/Influenza: Doenças respiratórias são frequentemente causadas por uma grande variedade de víru...

5. Contextualização e preparação para o estudo:
COVID/Influenza: Doenças respiratórias são frequentemente causadas por uma grande variedade de vírus. Normalmente, a incidência dessas doenças é maior durante o inverno, quando a combinação de temperaturas baixas e ar seco propiciam uma maior sobrevida dos agentes infecciosos, além de causar maior irritação das vias aéreas, facilitando a instalação da infecção.
Dos agentes causadores de doenças infeciosas mais importantes estão o vírus Influenza e o Coronavirus (SARS-CoV-2). Existem quatro tipos de Influenza vírus nomeados como A, B, C e D. Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais em várias regiões do mundo, enquanto o vírus da Influenza C geralmente causam sintomas muito leves e não se acredita que causem epidemias em humanos. Os vírus da Influenza D afetam principalmente os bovinos e não infectam pessoas. Todos os tipos compreendem em um RNA-vírus pertencentes à família Ortomixiviridae e, normalmente, causam infecções brandas, que, em alguns casos ou em indivíduos que apresentam fatores/condições de risco, podem evoluir para agravamento e até à óbito.
O SARS-CoV-2, um gênero da família Coronaviridae, causam, normalmente, uma doença aguda simples e, muitas vezes, assintomática. Contudo, ainda que menos comum, a doença pode evoluir para a forma grave caracterizada por danos alveolares maciços e insuficiência respiratória progressiva. A infecção é potencialmente mais perigosa para pessoas idosas, fumantes e portadores de doenças respiratórias ou doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A COVID-19 pode ser mortal, alcançando uma taxa de mortalidade de 2% dos indivíduos infectados.
Embora os vírus SARS-CoV-2 e Influenza tenham as mesmas vias de transmissão e sinais clínicos muito parecidos, eles são muito diferentes e possuem particularidades, como a propensão à coinfecção bacteriana e complicações extrapulmonares. Por isso, a identificação e diferenciação do agente causador da infecção respiratória é muito importante para prescrição do tratamento adequado e acompanhamento da doença.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está buscando informações sobre a contextualização e preparação para o estudo das doenças respiratórias, como COVID-19 e Influenza. É importante destacar que essas doenças são causadas por diferentes vírus e apresentam características distintas. O vírus Influenza é dividido em quatro tipos: A, B, C e D. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais em várias regiões do mundo, enquanto o tipo C geralmente causa sintomas leves e não causa epidemias em humanos. O tipo D afeta principalmente bovinos e não infecta pessoas. Todos os tipos de Influenza são RNA-vírus pertencentes à família Ortomixiviridae e podem causar infecções brandas, mas em alguns casos ou em indivíduos com fatores de risco, podem evoluir para complicações graves e até mesmo óbito. Já o SARS-CoV-2, pertencente à família Coronaviridae, é o vírus responsável pela COVID-19. Ele geralmente causa uma doença aguda simples e, muitas vezes, assintomática. No entanto, em casos menos comuns, a doença pode evoluir para uma forma grave, caracterizada por danos nos alvéolos pulmonares e insuficiência respiratória progressiva. A COVID-19 é mais perigosa para pessoas idosas, fumantes e portadoras de doenças respiratórias ou crônicas, como diabetes e hipertensão. A taxa de mortalidade da COVID-19 é de aproximadamente 2% dos indivíduos infectados. Embora o SARS-CoV-2 e o Influenza compartilhem vias de transmissão e apresentem sinais clínicos semelhantes, eles são vírus diferentes e possuem particularidades, como a propensão à coinfecção bacteriana e complicações extrapulmonares. Portanto, a identificação e diferenciação do agente causador da infecção respiratória são fundamentais para a prescrição do tratamento adequado e o acompanhamento da doença. Espero que essas informações sejam úteis para o seu estudo. Se tiver mais alguma dúvida, estou aqui para ajudar!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais