Buscar

Questão 9 Sem resposta Direito líquido e certo pode ser definido como decorrente de fatos que possam ser comprovados de plano, sem que seja necessá...

Questão 9
Sem resposta
Direito líquido e certo pode ser definido como decorrente de fatos que possam ser comprovados de plano, sem que seja necessária a dilação probatória, não cabendo mandado de segurança em casos de direito que, por mais que se configure como líquido e certo, já tenha sido objeto de coisa julgada. Nesse contexto, o prazo para impetrar o mandado de segurança é de ____________ dias a contar do conhecimento ____________ da ilegalidade ou do abuso de poder praticado pela autoridade ou agente públicos. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

• 90 - pelo impetrante.
• 90 - pela autoridade policial.
• 180 - pelo impetrante.
• 120 - pelo impetrante.
• 120 - pela autoridade policial.

Sua resposta
120 - pelo impetrante.

O prazo para impetrar o mandado de segurança é de 120 dias a contar do conhecimento pelo impetrante da ilegalidade ou do abuso de poder praticado pela autoridade ou agente públicos. Impetrante: titular do direito violado. Impetrado: a autoridade coatora, que, no caso concreto, tenha poder de decisão para determinar que o ato que enseje a ilegalidade ou abuso de poder seja desfeito ou refeito.


a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

Prova Final - Teoria Geral do Direito Constitucional
7 pág.

Direito Constitucional Avançado Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para preencher as lacunas é: 120 - pelo impetrante. O prazo para impetrar o mandado de segurança é de 120 dias a contar do conhecimento pelo impetrante da ilegalidade ou do abuso de poder praticado pela autoridade ou agente públicos. Impetrante: titular do direito violado. Impetrado: a autoridade coatora, que, no caso concreto, tenha poder de decisão para determinar que o ato que enseje a ilegalidade ou abuso de poder seja desfeito ou refeito.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais