Buscar

Apesar dos antimicrobianos existentes, da melhora das condições sanitárias e das medidas de controle de infecção hospitalar, os estafilococos conti...

Apesar dos antimicrobianos existentes, da melhora das condições sanitárias e das medidas de controle de infecção hospitalar, os estafilococos continuam sendo um dos patógenos que mais afetam o homem. Indivíduos sadios são colonizados intermitentemente por Staphylococcus aureus, mas, a partir de sítios específicos, podem contaminar a pele e membranas mucosas de pacientes em hospitais por contato direto ou ocasionar infecções letais dados os fatores de virulência ou de resistência aos antimicrobianos atualmente utilizados, como a vancomicina. Em contrapartida, os estreptococos foram os maiores causadores de infecção hospitalar na era pré-antibiótica, tendo causado surtos de infecção e morte de puérperas. Eles provocam, ainda hoje, doenças muito graves e muitas vezes letais, mesmo em pacientes imunocompetentes. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília, 2013 (adaptado).

Com relação aos microrganismos mencionados no texto, avalie as afirmacoes a seguir. I. A identif icação dos estreptococos, em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados, e dos estafilococos, em forma de cadeia longa, pode ser realizada por meio da microscopia. II. A prova da catalase em lâmina geralmente apresenta resultado positivo para estafilococos e negativa para estreptococos, permitindo sua diferenciação.

I. A identificação dos estreptococos, em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados, e dos estafilococos, em forma de cadeia longa, pode ser realizada por meio da microscopia.
II. A prova da catalase em lâmina geralmente apresenta resultado positivo para estafilococos e negativa para estreptococos, permitindo sua diferenciação.

Essa pergunta também está no material:

microbiologia
9 pág.

Microbiologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, podemos avaliar as afirmações da seguinte forma: I. A identificação dos estreptococos, em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados, e dos estafilococos, em forma de cadeia longa, pode ser realizada por meio da microscopia. Essa afirmação está incorreta. A identificação dos estreptococos e estafilococos não é baseada na forma de agrupamento observada ao microscópio. Ambos os gêneros podem se apresentar em diferentes arranjos, como cocos isolados, pares, cadeias curtas ou agrupamentos irregulares. II. A prova da catalase em lâmina geralmente apresenta resultado positivo para estafilococos e negativo para estreptococos, permitindo sua diferenciação. Essa afirmação está correta. A prova da catalase é um teste utilizado para diferenciar estafilococos de estreptococos. Os estafilococos produzem a enzima catalase, que converte peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, resultando em efervescência. Já os estreptococos não produzem essa enzima, portanto, o teste da catalase é negativo para eles. Portanto, a única afirmação correta é a II.

1
Dislike0
User badge image

Esther Torres

II e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais