Buscar

Diz-se que é principal uma obrigação quando tem existência autônoma, independente de qualquer outra. E é acessória quando, não tendo existência em ...

Diz-se que é principal uma obrigação quando tem existência autônoma, independente de qualquer outra. E é acessória quando, não tendo existência em si, depende de outra a que adere ou de cuja sorte depende.

 

Fonte: TEPEDINO. G; SCHREIBER. A. Fundamentos do Direito Civil: obrigações. 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2021 E-book. 

 

Texto II 

 

Bruno alugou um carro pelo valor de R$500,00 (quinhentos reais) a diária. Como Bruno não possui emprego formal, a locadora de veículos exigiu a confecção de contrato de fiança para garantir o cumprimento do contrato firmado. Ante as exigências, Bruno apresenta Nelson como seu fiador, então a locação é realizada com a instituição de fiança (obrigação acessória). Acontece que posteriormente é descoberto que Nelson é completamente incapaz de exercer os atos da vida civil.

 

 

 

A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

 

I - A incapacidade civil de Nelson causa a invalidade do contrato de fiança (obrigação acessória), mas nenhum efeito traz a obrigação principal (locação). 

II - A extinção da obrigação acessória implica igual destino à obrigação principal, visto que uma segue o destino da outra. 

III - O caráter acessório ou principal da obrigação é uma qualidade que lhe pode advir da vontade das partes ou da lei. 

 

IV - As obrigações acessórias e principais são recíprocas e possuem dependência entre si, por isso não é possível extinguir e/ou invalidar uma sem causar mesmo efeito na outra.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a.

I, II e III, apenas.

b.

II e IV, apenas.

c.

I, II e IV, apenas.

d.

I, II, III e IV.

e.

I e III, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

urandes molendorf

Juçara comprou um cosmético para passar em seu rosto pelo valor de R$100,00 (cem reais). Durante as negociações de venda do produto, o vendedor garantiu que Juçara gostaria dos resultados do item, por isso, a obrigação foi pactuada com uma condição, que Juçara goste do produto. Com isso, a consumidora teve o prazo de 7 (sete) dias para testar o cosmético, e, caso Juçara não goste do item, a obrigação se conclui, voltando as partes ao estado anterior à negociação.

Assinale a alternativa que descreva corretamente a classificação do elemento acidental apresentado no texto II.

Escolha uma:

a.

Trata-se de condição suspensiva, pois caso Juçara goste do item, suspende-se a condição pactuada, o que torna a obrigação válida.

b.

Trata-se de condição resolutiva, pois a obrigação está produzindo seus efeitos até que o evento futuro e incerto ocorra, e caso ele aconteça, haverá o desfazimento dos efeitos até então produzidos pelo cumprimento da obrigação.

c.

Trata-se de condição suspensiva, pois até a ocorrência do evento futuro e incerto a obrigação fica suspensa, não produzindo qualquer efeito.

d.

Trata-se de condição resolutiva, pois caso Juçara não goste do item, resolve-se a pactuação e iniciam os efeitos da obrigação.

e.

Trata-se de condição suspensiva, pois a instituição de evento futuro e incerto suspende a validade da obrigação pactuada.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais