Buscar

As pessoas que se formam nas sociedades da escrita [...] pode-se dizer que são pessoas que entendem o mundo de um modo mais linear, que tendem a fr...

As pessoas que se formam nas sociedades da escrita [...] pode-se dizer que são pessoas que entendem o mundo de um modo mais linear, que tendem a fragmentar os saberes em visões parciais da realidade (por exemplo, em disciplinas ou matérias), que buscam textos que possam valer por si mesmos, sendo ¿verdades¿ sobre o real, que valham para qualquer contexto. A escola que se formou nas sociedades da escrita [...] é absolutamente linear, organizando os conhecimentos como se fossem degraus a serem superados: primeiro isto, e só depois aquilo. Fragmenta os saberes numa estranha prisão (à qual, justamente, deu-se o nome de grade curricular) que divide a realidade em disciplinas e fragmenta a abordagem disciplinar em minutos (de 8h as 8h50, Matemática; de 8h50 as 9h40, História; de 9h40 as 10h30, Ciências... e assim por diante). (RAMAL, Andrea. ¿A hipertextualidade como ambiente de construção de novas identidades docentes¿, In Tecnologia: trabalhando caminhos, p. 252, s/d). Conforme o texto acima, deve-se concluir que a escola da sociedade da escrita


é adequada às demandas do mundo digital e do hipertexto eletrônico.
forma pessoas que entendem o mundo de um modo mais complexo e não linear, promovendo o diálogo entre os saberes, em visões integrais da realidade.
desfaz a visão de que o conhecimento e a ciência devem ser fragmentados, isolados, monológicos, buscando verdades únicas, absolutas e definitivas sobre uma realidade pouco conhecida.
prepara para um mundo do trabalho que já não existe mais: no qual os saberes aprendidos no início da formação valiam para a vida inteira, no qual as pessoas não precisavam trabalhar cooperativamente nem desenvolver novas competências, e no qual o conhecimento é estável e imutável.
leva os alunos a um saber plural e em constante mudança, apresentando o conhecimento sem escalas ou degraus de privilégio e contribuindo para o diálogo interdisciplinar entre saberes e alunos que constantemente se atualizam.

Essa pergunta também está no material:

av informatica educação
4 pág.

Educação Física Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Conforme o texto apresentado, a conclusão correta é que a escola da sociedade da escrita forma pessoas que entendem o mundo de um modo mais linear, que tendem a fragmentar os saberes em visões parciais da realidade, buscando textos que possam valer por si mesmos, sendo "verdades" sobre o real, que valham para qualquer contexto.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina