Buscar

Está incorreto somente o afirmado em D I. Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. Leia atentamente o texto a seguir...

Está incorreto somente o afirmado em D

I.

Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. Leia atentamente o texto a seguir:
Segundo Feijoo (2011), é necessário retomar a noção de Dasein (ser-aí) delineada por Heidegger em Ser e Tempo para a elaboração de uma ‘psicologia’ fenomenológico-existencial. Uma primeira apresentação da ‘definição’ de Dasein está no §9 do livro filósofo, onde ele indica que 1) “a ‘essência’ deste ente [nós mesmos] está em ter de ser” e 2) “O ser, que está em jogo no ser deste ente, é sempre meu.” (HEIDEGGER, 1927/1998, p.78)

Que nossa existência é dasein (ser-aí) significa que

I o ser-aí é sempre uma possibilidade de ser si-mesmo. Isso significa que a existência é as possibilidades existenciais que realiza.

II existir significa compreender ser, tanto de si mesmo quanto dos outros e das coisas. Há vários modos de ser.

III a “essência” do homem (ser-aí) configura-se a partir do primeiro momento em que surge no mundo (nascimento), tornando-se, então, “ser-no-mundo”.

IV para Heidegger, a existência não tem uma essência quididativa; isto é, Dasein é atravessado pelo Nada, que é a indeterminação ontológica enquanto tarefa de ter-que-ser.

Está incorreto somente o afirmado em D

III.

Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D. Leia atentamente o texto a seguir, extraído de um livro do analista existencial norteamericano Rollo May:

A maioria dos que leem trabalhos referentes à análise existencial [daseinsanalyse] como manuais de técnica se desapontam. Eles não encontram métodos práticos especificamente desenvolvidos. Grande parte dos analistas existenciais não se mostra muito interessada em assuntos técnicos. O motivo principal de não estarem interessados em formular técnicas, sem nenhum constrangimento por isso, é que a análise existencial é uma forma de compreensão da existência humana, ao contrário de um sistema de ‘explicações’. MAY, R. A descoberta do Ser. Rio de Janeiro: Rocco, 1993, p.166.
Considere as afirmativas a seguir:

I De acordo com o texto acima a própria ideia de compreensão da existência humana é contrária aos assuntos técnicos, de modo que eles devem ser excluídos em uma daseinsanálise.

II De acordo com o texto, a maioria dos daseinsanalistas não se debruça sobre assuntos técnicos, pois o que constitui o cerne da compreensão da existência humana não é um sistema de explicações.

III O texto não nega em momento algum a possibilidade de o daseinsanalista fazer uso de técnicas especificas. Ele apenas aponta o fato de que a preocupação primeira desses analistas é a compreensão da existência humana.

IV O texto fala do desapontamento de não encontramos dados suficientes nas obras de análise existencial, de modo que sempre permanecem dependentes de outros manuais de técnica.

V De acordo com o texto há uma distinção importante entre uma compreensão da existência humana e um sistema de explicações, sendo que a primeira é sempre o objetivo principal dos daseinsanalistas.

Está correto somente o afirmado em

A

II, III e V.

Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A. (ENADE 2013 adaptado) Leia atentamente o texto a seguir:
Uma paciente de 20 anos de idade, em uma entrevista inicial, relata um quadro diagnosticado como Transtorno de Pânico Sem Agorafobia (DSM IV 300.01):
“Doutora, não sei o que eu tenho... estava na minha casa sozinha. Quando fui à cozinha, comecei a sentir mal! Senti como se algo horrível fosse acontecer. Senti como se estivesse morrendo... Minhas mãos começaram a formigar. Meu coração disparou, mal conseguia respirar. Nada estava acontecendo e eu não sabia o que me acontecia. Achei que meu coração ia parar! Comecei a chorar! O médico me disse que eu não tinha nada. Me receitou um ansiolítico e me mandou para casa. Isso foi há um ano.


A II, III e V.
B I, II e IV.
C I, III e IV.
D II, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

Questionario_ED
29 pág.

Filosofia - Fenomenologia de Edmund Husserl Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais