Buscar

Leia o trecho a seguir. “[...] um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do Serviço Social e à sua mode...

Leia o trecho a seguir.

“[...] um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do Serviço Social e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social. [...] O método positivista trabalha com as relações aparentes dos fatos, evolui dentro do já contido e busca a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis” (YAZBEK, 2009, p. 147).

YAZBEK, M. C. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL - ABEPSS (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 143-164.

A partir da leitura o fragmento apresentado, fica evidente como se deu a produção teórica do Serviço Social em sua gênese. Essa dimensão compreende uma postura conservadora da profissão. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) Capacidade de apreensão do método e das teorias e sua relação com a prática, na ação profissional.  

II. ( ) As teorias que o assistente social apreende na sua formação para que possa fazer uma leitura e intervir na realidade social.  

III. ( ) Aos objetivos e finalidades das ações do profissional de Serviço Social e os princípios e valores humano-genéricos. 

IV. ( ) Capacidade de o profissional articular meios e instrumentos para materializar os objetivos, com base nos valores concebidos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


a.

V, F, V, F.

b.

V, V, F, V.

c.

F, F, V, V.

d.

V, V, F, F.

e.

F, V, F, V.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, temos: I. ( ) Capacidade de apreensão do método e das teorias e sua relação com a prática, na ação profissional. II. ( ) As teorias que o assistente social apreende na sua formação para que possa fazer uma leitura e intervir na realidade social. III. ( ) Aos objetivos e finalidades das ações do profissional de Serviço Social e os princípios e valores humano-genéricos. IV. ( ) Capacidade de o profissional articular meios e instrumentos para materializar os objetivos, com base nos valores concebidos. A sequência correta é a alternativa: b. V, V, F, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais