Buscar

De acordo com a perspectiva freudiana em uma de suas formulações sobre o aparelho psíquico, este seria constituído por três instâncias: o id, o ego...

De acordo com a perspectiva freudiana em uma de suas formulações sobre o aparelho psíquico, este seria constituído por três instâncias: o id, o ego e o superego. Embora cada uma dessas instâncias tenha suas próprias funções, propriedades, componentes, princípios de operação, dinamismos e mecanismos, elas interagem tão estreitamente que é difícil, senão impossível, desemaranhar seus efeitos e pesar sua relativa contribuição ao psiquismo. A organização psíquica é o produto de uma interação entre essas três instâncias. Tendo o exposto em vista é correto afirmar:

O Ego é o componente moral do psiquismo humano. Com isso, ele representa os valores morais da sociedade. Reprime, por meio de punição ou sentimento de culpa, qualquer impulso contrário às regras e ideais.
O Id é racional, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece qualquer tipo de inibição.
O Ego é a fonte de energia psíquica ligada à impulsividade. Ou seja, trata-se do aspecto da personalidade ligado às pulsões. É totalmente inconsciente e ligado ao princípio do prazer, onde estão contidas as pulsões primitivas.
O Superego forma-se após o Ego, enquanto a criança assimila os valores recebidos dos pais e da sociedade. Ele pune o sujeito não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos inapropriados ou inaceitáveis.

Essa pergunta também está no material:

AV2 - T Psicanalíticas
7 pág.

Psicanálise Faculdade de Tecnologia e Ciências de SalvadorFaculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a perspectiva freudiana, o Ego é o componente do aparelho psíquico que busca equilibrar as demandas do Id e as restrições do Superego. Ele age de forma racional, buscando soluções para as tensões e aceitando frustrações. O Superego, por sua vez, forma-se após o Ego, assimilando os valores recebidos dos pais e da sociedade. Ele exerce um papel moral, punindo o sujeito não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos inapropriados ou inaceitáveis. O Id, por sua vez, é a fonte de energia psíquica ligada às pulsões e está associado ao princípio do prazer.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais