Buscar

No Direito é comum estudar a natureza jurídica de um determinado instituto, o que designa a sua essência, o seu elemento central. Essa natureza t...

 

No Direito é comum estudar a natureza jurídica de um determinado instituto, o que designa a sua essência, o seu elemento central. Essa natureza tem importância tanto para reconhecer as características principais de determinado instituto, como para interpretá-lo em casos de conflitos ou demandas que exijam a intervenção estatal.

Sobre a natureza jurídica dos créditos públicos, entendidos como empréstimos públicos, analise as assertivas a seguir e assinale a correta.

A. 

A teoria que considera o crédito público como um ato de soberania defende a possibilidade de intervenção jurisdicional interna e não externa em eventuais conflitos.

B. 

A corrente que enuncia o crédito público como ato legislativo defende a autonomia do Executivo, com poder de criar o ato legislativo, mas sem vinculação a ele, visto que pode ser alterado.

C. 

A teoria prevalecente na doutrina defende que o crédito público é um contrato de Direito Privado, tendo em vista que pode assumir as formas contratuais previstas no Direito Civil.

D. 

A teoria que considera o crédito público como sendo de natureza jurídica, ou seja, de contrato de Direito Público, defende a impossibilidade de intervenção jurisdicional que obrigue a cumpri-lo.

E. 

A corrente que enuncia a natureza jurídica do crédito público como contrato de Direito Público reconhece a existência de características de contrato de mútuo do Direito Civil.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A assertiva correta sobre a natureza jurídica dos créditos públicos, entendidos como empréstimos públicos, é a alternativa D. A teoria que considera o crédito público como sendo de natureza jurídica, ou seja, de contrato de Direito Público, defende a impossibilidade de intervenção jurisdicional que obrigue a cumpri-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais