Buscar

O trabalho da equipe de enfermagem transita entre os procedimentos técnicos e o cuidado subjetivo, estando, portanto, essa equipe em posição de ext...

O trabalho da equipe de enfermagem transita entre os procedimentos técnicos e o cuidado subjetivo, estando, portanto, essa equipe em posição de extrema relevância no processo de morte dos pacientes. Em se tratando da aplicabilidade da tanatologia na prática da enfermagem, leia as afirmativas abaixo e selecione a que apresenta cuidado de enfermagem nesse cenário:


1. É necessário maior investimento na formação em tanatologia também para profissionais de enfermagem. Os conhecimentos sobre tanatologia são aprendidos na vivência prática, sendo desnecessário abordá-los na graduação. A dificuldade dos profissionais de enfermagem em lidar com a morte justifica-se pelo pouco contato prático com a mesma. A formação tanatológica em enfermagem deve aprofundar os conhecimentos sobre o preparo do corpo. Os projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem contemplam a tanatologia como disciplina obrigatória.
2. Conforme a mitologia grega, Tânatos era o deus da morte, filho dos deuses da noite e da escuridão e irmão do deus do sono. Originada na mitologia romana, a palavra tanatologia tem por referências os deuses Hipnos e Tânatos. Na mitologia grega, Tânatos era o deus da escuridão e por isso a morte é representada por tons sombrios. Tem origem na Roma antiga e por isso vem do latim, onde significa estudo filosófico da morte. O termo tanatologia significa estudo do sono por fazer comparação da morte ao sono profundo.
3. Diante da terminalidade de um doente, afastar a família do seu convívio para minimizar a dor dela. Delegar à família o preparo do corpo, ensinando-lhes os cuidados técnicos como último ritual de despedida. Encaminhamento e acompanhamento do corpo para o IML a fim de investigação da causa da morte. Respeito às particularidades religiosas/ espiritualistas dos pacientes e seus familiares diante da finitude. Preenchimento da certidão de óbito e orientação à família quanto aos trâmites a partir de então.

Essa pergunta também está no material:

Teste de Conhecimento Tanatologia e Cuidados Paliativos
5 pág.

Tanatologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que apresenta cuidado de enfermagem nesse cenário é a número 3: "Diante da terminalidade de um doente, afastar a família do seu convívio para minimizar a dor dela. Delegar à família o preparo do corpo, ensinando-lhes os cuidados técnicos como último ritual de despedida. Encaminhamento e acompanhamento do corpo para o IML a fim de investigação da causa da morte. Respeito às particularidades religiosas/ espiritualistas dos pacientes e seus familiares diante da finitude. Preenchimento da certidão de óbito e orientação à família quanto aos trâmites a partir de então."

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais