Logo Passei Direto
Buscar
Entende-se por comportamento endêmico de uma doença:


a. Quando sua ocorrência apresenta-se na comunidade de forma regular.
b. Quando sua ocorrência está claramente em excesso ao normal esperado.
c. Quando ocorre em grande número de países simultaneamente.
d. Quando apresenta uma variação sazonal bem definida.
e. Quando apresenta um padrão que se repete em dois ou mais continentes.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para entender o que é o comportamento endêmico de uma doença, precisamos considerar a definição de endemia. Uma doença é considerada endêmica quando sua ocorrência é constante e regular em uma determinada população ou região, sem apresentar picos excessivos. Analisando as alternativas: a) Quando sua ocorrência apresenta-se na comunidade de forma regular. - Esta opção está correta, pois define precisamente o que é uma doença endêmica. b) Quando sua ocorrência está claramente em excesso ao normal esperado. - Isso se refere a uma epidemia, não a uma endemia. c) Quando ocorre em grande número de países simultaneamente. - Isso descreve uma pandemia, não uma endemia. d) Quando apresenta uma variação sazonal bem definida. - Isso pode se referir a doenças sazonais, mas não é uma definição de endemia. e) Quando apresenta um padrão que se repete em dois ou mais continentes. - Isso também se refere a uma pandemia, não a uma endemia. Portanto, a alternativa correta é: a) Quando sua ocorrência apresenta-se na comunidade de forma regular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A) Quando sua ocorrência apresenta-se na comunidade de forma regular. O comportamento endêmico de uma doença significa que ela está presente de forma constante e regular em uma determinada comunidade ou região.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ocorrência habitual de uma doença ou a presença permanente de um agente infeccioso em determinada área geográ�ca denomina-se:


Endemia.
Epidemia.
Surto.
Endemia.
Infestação.
Pandemia.

Considerando a medicina preventiva, em relação à história natural e à prevenção de doenças, quais das medidas abaixo correspondem à prevenção terciária?


a. Reabilitação e terapia ocupacional.
b. Saneamento e fisioterapia.
c. Higiene pessoal e imunização.
d. Fitoterapia e fisioterapia.
e. Reabilitação e terapia ocupacional.

Considerando a medicina preventiva, em relação à história natural e à prevenção de doenças, quais das medidas abaixo correspondem à prevenção secundária?


a. Diagnóstico e tratamento precoce dos casos e exames em massa da população.
b. Boa nutrição, atenção ao desenvolvimento da personalidade e higiene pessoal.
c. Saneamento, moradia adequada e imunização.
d. Imunização, saneamento básico e proteção contra riscos ocupacionais.
e. Diagnóstico e tratamento precoce dos casos e exames em massa da população.

O Centro de Controle de Doenças de Atlanta, em 1986, definiu como “a contínua e sistemática coleta, análise e interpretação de dados essenciais de saúde para planejar, implementar e avaliar práticas de Saúde Pública, intimamente integrada com a periodicidade de disseminação desses dados para os que necessitam conhecê-los”. Essa definição explica:


A Vigilância Epidemiológica.
A Vigilância Sanitária.
As Ações Integradas de Saúde.
As Ações Básicas de Saúde.
O Sistema Integrado de Informações em Saúde.

O Sistema de Vigilância Epidemiológica é responsável pelos eventos adversos. Identifique abaixo as afirmacoes verdadeiras (V) e as falsas (F) em relação aos eventos adversos.

( ) Evento adverso é toda situação clínica ocorrida em tempo variável após a utilização de produtos imunobiológicos, respeitando-se um diagnóstico diferencial adequado, o afastamento da situação coincidente e a plausibilidade biológica do evento.
( ) As vacinas podem apresentar eventos adversos pós-vacinais que se caracterizam como locais ou sistêmicos, leves, moderados ou graves, categorizados em relação à vacina e aos vacinados.
( ) A convulsão pode ser um evento adverso da vacina tríplice DPT. Nesse caso, recomenda-se que o esquema vacinal não seja completado e que o paciente receba o tratamento indicado.
( ) A notificação dos eventos adversos pós-vacinais inicia-se na unidade de saúde que deverá identificar, investigar e notificar a coordenação de imunização e/ou serviço de vigilância do município.
V - V - F - V
V - F - F - V
F - V - V - V
F - V - V - F

O registro, em uma coletividade ou região, de casos de uma mesma doença em número que ultrapassa a incidência normal esperada, denomina-se:


Epidemia.
Endemia.
Surto epidêmico.
Pandemia.
Febre.

Mais conteúdos dessa disciplina