Buscar

O sitema de aplicação da pena é "o método judicial de discricionariedade juridicamente vinculada visando à suficiência para prevenção e reprovação ...

O sitema de aplicação da pena é "o método judicial de discricionariedade juridicamente vinculada visando à suficiência para prevenção e reprovação da infração penal. O juiz, dentro dos limites estabelecidos pelo legislador (mínimo e máximo, abstratamente, fixados para a pena), deve eleger o quantum ideal, valendo-se do seu livre convencimento (discricionariedade), embora com fundamentada exposição do seu raciocínio (juridicamente vinculada). Trata-se da fiel aplicação do princípio constitucional da individualização da pena, evitando-se a sua indevida padronização."


​NUCCI, Guilherme de S. Manual de Direito Penal. 18.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022, p.366.


Ao lado do concurso de pessoas, também há, na estrutura dogmática penal, o instituto do concurso de crimes que se caracteriza, em linhas gerais, quando há pluralidade de infrações penais.


Nesse sentido, é possível vislumbrar o concurso formal, material e a continuidade delitiva, sendo que, para cada modalidade, há um sistema próprio de aplicação da sanção penal, destacando o sistema da exasperação e do cúmulo material. Considerando as espécies de concurso de crimes e os sistema de aplicação da pena privativa de liberdade, infique a alternativa que corresponda corretamente a espécie de concurso de crime o qual deve ser aplicado o SISTEMA DE EXASPERAÇÃO DA PENA..


 

Alternativas


Alternativa 1:


Concurso Formal Imperfeito.


Alternativa 2:


Concurso Material Homogêneo.


Alternativa 3:


Concurso Formal ´Perfeito


Alternativa 4:


Concurso Material Heterogêneo.

 


Alternativa 5:


Concurso Continuado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto fornecido, o sistema de exasperação da pena é aplicado no Concurso Material Heterogêneo. Portanto, a alternativa correta é a Alternativa 4: Concurso Material Heterogêneo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais