Buscar

É uma exceção, já que, se cabível, ao invés de oferecer uma denúncia o MP irá oferecer um acordo. Alguns autores chamam de discricionariedade regra...

É uma exceção, já que, se cabível, ao invés de oferecer uma denúncia o MP irá oferecer um acordo. Alguns autores chamam de discricionariedade regrada5. Contudo, para Renato Brasileiro, o correto seria obrigatoriedade mitigada:

a) Em se tratando dos crimes de ação penal pública incondicionada, nos juizados especiais criminais, vigora o princípio da discricionariedade regrada. Item correto.
b) ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL (ART. 28-A, CPP): É um acordo celebrado entre o MP e o autor do delito, devidamente assistido por seu defensor, por meio do qual sujeita-se a determinadas condições. Após o cumprimento, o MP irá requerer o arquivamento. O acordo de não persecução penal, introduzido pelo Pacote Anticrime, também é um exemplo de exceção ao princípio da obrigatoriedade da ação penal pública, haja vista que, presentes os requisitos e as condições dispostas em lei, o MP pode deixar de oferecer denúncia.
c) ACORDO DE LENIÊNCIA (ACORDO DE BRANDURA OU ACORDO DE DOÇURA): É uma espécie de colaboração premiada, relaciona a crimes contra a ordem econômica.
d) TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA EM CRIMES AMBIENTAIS: Em relação ao tema, há controvérsias. Parte da doutrina entende que o termo de ajustamento de conduta (TAC) em crimes ambientais é uma exceção ao princípio da obrigatoriedade. Já que, pelo menos enquanto o indivíduo cumpre o TAC, o MP está impedido de oferecer denúncia (falta interesse de agir do órgão ministerial). Contudo, o STJ entende que o TAC produz reflexos no âmbito administrativo, mas não representa óbice a persecução penal.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Doutrina e Questões (3)
285 pág.

Direito Penal I Faculdade de BalsasFaculdade de Balsas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas fornecidas: a) Em se tratando dos crimes de ação penal pública incondicionada, nos juizados especiais criminais, vigora o princípio da discricionariedade regrada. Item correto. b) ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL (ART. 28-A, CPP): É um acordo celebrado entre o MP e o autor do delito, devidamente assistido por seu defensor, por meio do qual sujeita-se a determinadas condições. Após o cumprimento, o MP irá requerer o arquivamento. O acordo de não persecução penal, introduzido pelo Pacote Anticrime, também é um exemplo de exceção ao princípio da obrigatoriedade da ação penal pública, haja vista que, presentes os requisitos e as condições dispostas em lei, o MP pode deixar de oferecer denúncia. c) ACORDO DE LENIÊNCIA (ACORDO DE BRANDURA OU ACORDO DE DOÇURA): É uma espécie de colaboração premiada, relaciona a crimes contra a ordem econômica. d) TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA EM CRIMES AMBIENTAIS: Em relação ao tema, há controvérsias. Parte da doutrina entende que o termo de ajustamento de conduta (TAC) em crimes ambientais é uma exceção ao princípio da obrigatoriedade. Já que, pelo menos enquanto o indivíduo cumpre o TAC, o MP está impedido de oferecer denúncia (falta interesse de agir do órgão ministerial). Contudo, o STJ entende que o TAC produz reflexos no âmbito administrativo, mas não representa óbice a persecução penal. Com base na análise, a alternativa correta é a letra a) Em se tratando dos crimes de ação penal pública incondicionada, nos juizados especiais criminais, vigora o princípio da discricionariedade regrada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais