Buscar

AULA 3 QUESTÃO – Quais são as características ligadas ao meio físico que compõe a bacia hidrográfica e têm influência direta na rede de drenagem, ...

AULA 3

QUESTÃO – Quais são as características ligadas ao meio físico que compõe a bacia hidrográfica e têm influência direta na rede de drenagem, bem como na sua exploração econômica?

RESPOSTAS: A bacia hidrográfica é composta por características ligadas ao meio físico (geomorfologia, geologia, solos, declividade) que terão influência direta na rede de drenagem, bem como na sua exploração econômica (as hidroelétricas), e uso e ocupação da terra nessa unidade territorial. As bacias hidrográficas são compostas por:

 área de drenagem;

 seção de controle;

 comprimento e declividade do curso d’água;

 densidade da drenagem;

 divisores de água e

 rede de drenagem.


Essa pergunta também está no material:

atividade 1
2 pág.

Hidrologia Unigran EADUnigran EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na bacia hidrográfica, as características ligadas ao meio físico que têm influência direta na rede de drenagem e na exploração econômica são: - Área de drenagem: é a área total que contribui para o fluxo de água em um determinado curso d'água. - Seção de controle: é a área onde ocorre o controle do fluxo de água, geralmente em pontos estratégicos como barragens. - Comprimento e declividade do curso d'água: o comprimento do curso d'água influencia na velocidade do fluxo, enquanto a declividade determina a inclinação do terreno e a velocidade da água. - Densidade da drenagem: é a quantidade de rios e riachos presentes em uma determinada área, indicando a quantidade de canais de drenagem. - Divisores de água: são as elevações do terreno que separam as águas que fluem para diferentes bacias hidrográficas. - Rede de drenagem: é o conjunto de rios, riachos e canais que formam a estrutura de escoamento da água na bacia hidrográfica. Essas características são fundamentais para entender a dinâmica da água na bacia hidrográfica e para a utilização econômica dos recursos hídricos, como a geração de energia hidrelétrica e o planejamento do uso e ocupação do solo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais