A3 (2022). A aula 03 abordou as diferentes propostas teóricas e metodológicas que se destacaram ao longo das décadas de 1960 a 1980, na intenção de promover mudanças no Serviço Social brasileiro. Algumas destas propostas se apresentavam de forma mais conservadora, enquanto outras eram bastante revolucionárias. Uma destas propostas foi a adoção do uso da fenomenologia pelo Serviço Social. Acerca da fenomenologia, classifique as afirmativas a seguir em V (verdadeira) ou F (falsa): ( ) A fenomenologia é um método desenvolvido pelos profissionais do Serviço Social presentes no Seminário de Sumaré, em 1978. ( ) A proposta de intervenção dos assistentes sociais, com a fenomenologia, é caracterizada como “psicossocial” e tem na entrevista o principal instrumental operativo de atuação do assistente social. ( ) Foram os defensores da abordagem fenomenológica que propuseram a substituição do termo “cliente” por “usuário”. ( ) Na análise de José Paulo Netto, a proposta de uso da fenomenologia está compreendida no que ele chamou de “vertente reatualização do conservadorismo”. ( ) As principais bases teóricas que subsidiaram a proposta fenomenológica foram os ensinamentos de Paulo Freire e autores marxistas. Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação, de cima para baixo, das afirmativas apresentadas no enunciado:
A V – V – V – F – F B V – V – V – V – F C F – V – F – V – F D F – F – F – V – V E V – V – F – V – F
Questão 3/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica A2 – De acordo com os conteúdos estudados na Aula 2 “Positivismo e tecnicismo no Serviço Social”, no método do Serviço Social de Grupo, o Assistente Social era motivado a conhecer-se e questionar-se, antes de julgar os interesses e motivações do grupo. Deveria ser capaz de abrir mão de suas próprias experiências e valores, para apreender as potencialidades das pessoas que compunham o grupo. Contudo, o Assistente Social...
A mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que não assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
B mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
C mantinha-se descomprometido com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
A mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que não assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema. B mantinha-se com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema. C mantinha-se descomprometido com a missão de apresentar e proporcionar o desenvolvimento de novos valores, coerentes com a necessidade de desenvolvimento de toda a sociedade ou, como podemos dizer, de valores morais que assegurassem a manutenção da ordem e desenvolvimento do sistema.
A1 - De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 “Métodos e técnicas na gênese do Serviço Social”, em sua gênese, ou seja, em suas origens, a profissão do Serviço Social contou com forte motivador de sua intervenção: a relação de ajuda. Leia as afirmativas a seguir sobre essa relação e a origem do Serviço Social:
I - Tratava-se de uma atitude motivada por ideários religiosos, com forte influência da Igreja Católica, e mesmo políticos, com a intenção de transformar a realidade social por meio de ações revolucionárias e com apologia ao comunismo. II - A relação de ajuda proposta pelo Serviço Social nos Estados Unidos possuía características vinculadas a um apoio terapêutico, na lógica do tratamento.
III - A ajuda que motivou a criação do Serviço Social na Europa tinha base na doutrina social da Igreja Católica. Possuía caráter de missão pessoal, de vocação, de doação de vida em favor de uma causa. Assim, o Serviço Social surgia com características de “profissionalização da ajuda”. IV - A ajuda realizada por motivações religiosas era conduzida com estratégias do trabalho pastoral da Igreja Católica. Foi marcante nesse processo o Movimento de Ação Católica, que compreendia grupos de reflexão sobre a situação social, ações de evangelização de intelectuais e iniciativas de apoio aos fiéis empobrecidos. Estão corretas apenas as afirmativas:
A I, II e III. B II e IV. C II, III e IV. D I, III e IV E I, II e IV.