Buscar

Messias, motorista de caminhão, por um descuido não parou em uma blitz de fiscalização enquanto conduzia o caminhão de sua empregadora, o que gerou...

Messias, motorista de caminhão, por um descuido não parou em uma blitz de fiscalização enquanto conduzia o caminhão de sua empregadora, o que gerou uma multa de trânsito para a empresa. Com base nisso, responda:


a) Existindo autorização no contrato de trabalho, poderá a empregadora descontar o valor da multa do salário de Messias, mesmo que este tenha agido de maneira culposa?
b) Com relação aos descontos efetuados pelo empregador quando do cálculo de verbas rescisórias em rescisão injustificada do contrato de trabalho, há, na legislação trabalhista, estabelecido um limite de valores a serem descontados? Em caso positivo, qual é este limite?

Essa pergunta também está no material:

Simulado 3
14 pág.

Direito do Trabalho I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Não, a empregadora não pode descontar o valor da multa do salário de Messias, mesmo que ele tenha agido de maneira culposa. De acordo com a legislação trabalhista, os descontos salariais só podem ser feitos com autorização prévia e por escrito do empregado, ou quando há previsão em lei. b) Sim, na legislação trabalhista existe um limite de valores a serem descontados em rescisão injustificada do contrato de trabalho. Esse limite é de até 70% do valor das verbas rescisórias, como férias proporcionais, 13º salário proporcional e saldo de salário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais